As especificidades da prisão e sua aproximação com a educação no Paraná: breves apontamentos a partir da revisão de literatura

Autores

  • Vanessa Elisabete Raue Rodrigues Universidade Estadual de Ponta Grossa/ UEPG
  • Sheila Fabiana de Quadros
  • Rita de Cássia da Silva Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.006

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar estudos que tratam da prática educacional frente à especificidade do espaço prisional. Observam-se suas possibilidades e seus limites e identificam-se aproximações do contexto das prisões paranaenses. Para tanto, optou-se pela revisão de literatura, sendo possível apontar e selecionar as produções referentes às investigações sobre a educação nas prisões, de forma a delinear as condições e os documentos que a respaldam. A busca dos documentos tratou das publicações em duas fases: de 1996 a 2006 e de 2007 a 2017. A seleção e a classificação dos documentos foram definidas a partir das seguintes categorias de análise: Educação Prisional, Legislação Educacional, Legislação e Políticas Públicas Prisionais. Desse modo, das onze publicações selecionadas, foi observada a educação com uma função de justificativa de permanência e de manutenção da pena de prisão com vistas ao aspecto progressivo e redutor dos danos causados pelas condições carcerárias atuais. 

 

Palavras-chave: Prisão. Educação. Paraná.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa Elisabete Raue Rodrigues, Universidade Estadual de Ponta Grossa/ UEPG

Graduada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional (2001), Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade do Centro Oeste, UNICENTRO (2003), Mestre em Educação (2015) e Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É pesquisadora do Grupo GEPÊPrivação da Universidade de São Paulo e participa dos Grupos História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR e Sociedade Internacional Hegel - Marx: Seção Brasil da Universidade do Centro Oeste. Foi Coordenadora Pedagógica da Penitenciária Industrial de Guarapuava e do Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava, assumindo também as funções de Vice direção e Conselheira Disciplinar desta última instituição prisional. Foi colaboradora dos Cadernos do Departamento Penitenciário do Paraná, especificamente nas Práticas de Tratamento Penal nas Unidades Prisionais do Paraná. É Coordenadora Geral do Pólo Regional de Guarapuava do Estado do Paraná do Comitê de Educação em Direitos Humanos e Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos, Nova Visão instalada no Complexo Penitenciário de Guarapuava Pr além de atuar como Docente Colaboradora da Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO no Departamento de Pedagogia e no curso de Especialização em Intervenção Sociocultural em Contextos Escolares e Não escolares e Libras em parceria com a Universidade Aberta do Brasil.

Downloads

Publicado

2018-09-03

Como Citar

RODRIGUES, V. E. R.; DE QUADROS, S. F.; OLIVEIRA, R. de C. da S. As especificidades da prisão e sua aproximação com a educação no Paraná: breves apontamentos a partir da revisão de literatura. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 99–114, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n1.006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/11803. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos