A problematização na formação em saúde: aplicabilidade e dificuldades da práxis docente

Autores

  • Fabiana Claudia de Vasconcelos França FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO DISTRITO FEDERAL - FUNAB/DF
  • Luiz Síveres Universidade Católica de Brasília - UCB

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.012

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender a práxis docente, no desenvolvimento da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, na formação do enfermeiro do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior pública no Distrito Federal. Identificaram-se a aplicabilidade do Arco de Maguerez pelos docentes, bem como as potencialidades e as dificuldades nos cenários de prática. Optou-se pela abordagem da investigação qualitativa e pela pesquisa participante. Foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: observação não participante e entrevista semiestruturada. O estudo foi desenvolvido com dez docentes e a análise da observação e das falas foi realizada por meio da análise de conteúdo, segundo Bardin. Os resultados evidenciaram que as dificuldades estão relacionadas à gestão das atividades, com alguns impasses pedagógicos inerentes à práxis docente e com outras lacunas que se fazem pertinentes para reflexão docente no uso dessa metodologia problematizadora.

 

Palavras-chave: Método da problematização. Formação profissional. Práxis pedagógica. Enfermagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiana Claudia de Vasconcelos França, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO DISTRITO FEDERAL - FUNAB/DF

Enfermeria, coorenadora da pós- graduaçao ensino e pesquisa da FUNAB/DF

Mestre em educação pela Universidade Católica de Brasilia - UCB/Dsitrito Federal.

 

 

Luiz Síveres, Universidade Católica de Brasília - UCB

Doutor em Educação, Coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília.

NOTA IMPORTANTE: O professor Luiz Síveres foi orientador nesta dissertação de Mestrado do referido programa de pós-graduação em educação.

Downloads

Publicado

2018-10-25

Como Citar

FRANÇA, F. C. de V.; SÍVERES, L. A problematização na formação em saúde: aplicabilidade e dificuldades da práxis docente. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 215–231, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n1.012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12272. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)