A convivência entre o Programa Escola Guaicuru – Vivendo Uma Nova Lição e o Programa Melhoria e Expansão do Ensino Médio: (Promed/Escola Jovem) no estado de Mato Grosso do Sul

Autores

  • Maria Dilnéia Espíndola Fernandes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jorge Luís D'Avila Secretaria Municipal de Ensino de Campo Grande/MS

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1.221232

Resumo

O artigo analisa a convivência entre o Programa Escola Guaicuru – Vivendo Uma Nova Lição e o Programa Melhoria e Expansão do Ensino Médio (Promed/Escola Jovem) no Estado de Mato Grosso do Sul, no período de 1999 a 2006. Ressaltou-se que, no contexto de operacionalização da Lei nº. 9.424/1996 (Fundef), o Estado teve que transferir recursos para seus municípios, situação que o levou a buscar novas fontes de financiamento para o Ensino Médio, tal como o Promed, proposto e coordenado pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC). A pesquisa tomou como fonte a legislação educacional, documentos produzidos em âmbito federal e estadual e a literatura pertinente à temática. Constatou-se que a convivência entre o programa Escola Guaicuru – Vivendo Uma Nova Lição e o Promed distorceu os pressupostos da política educacional estadual porque tinham orientações antagônicas. Como o estado não cumpriu totalmente as metas do Promed perdeu recursos para investir no Ensino Médio.

 

Palavras-chave: Política Educacional. Ensino Médio. Financiamento da educação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

FERNANDES, M. D. E.; D’AVILA, J. L. A convivência entre o Programa Escola Guaicuru – Vivendo Uma Nova Lição e o Programa Melhoria e Expansão do Ensino Médio: (Promed/Escola Jovem) no estado de Mato Grosso do Sul. Práxis Educativa, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 221–232, 2010. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.5i1.221232. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1685. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos