Políticas de educação do campo: avanços e desafios

Autores

  • Telmo Marcon Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i1.0005

Resumo

O texto analisa as diretrizes da educação do campo numa dupla perspectiva: avanços e desafios. Os avanços evidenciam-se na formulação de diretrizes com base numa concepção de educação emancipatória e cidadã, e os desafios, por sua vez, concretizam-se nas dificuldades de a escola do campo problematizar os contextos socioculturais dos seus alunos; na implementação de políticas de nucleação por governos estaduais e municipais que resultam no deslocamento de escolas do campo para as cidades ou pequenos povoados; no transporte diário de milhares de crianças do campo para a cidade, que, além retirar os sujeitos dos seus contextos, incrementa processos migratórios e colide frontalmente com as diretrizes da educação do campo elaboradas no início do século XXI. Do ponto de vista teórico, o texto assenta-se em documentos e em referenciais bibliográficos relativos à educação do campo.

 

Palavras-chave: Educação do campo. Diversidade cultural. Políticas educacionais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Telmo Marcon, Universidade de Passo Fundo

Doutor em História Social pela PUC/SP; pós-doutorado em Educação intercultural pela UFSC. Professor e pesquisador junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Downloads

Publicado

2012-06-29

Como Citar

MARCON, T. Políticas de educação do campo: avanços e desafios. Práxis Educativa, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 85–105, 2012. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.7i1.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/3119. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos