A docência e o ensino de História da Educação: desafios da formação inicial em turmas do PARFOR (2012/2015)

Autores

  • Luciane Sgarbi Santos Grazziotin Universidade do Vale do Rios dos Sinos - UNISINOS
  • Viviane Klaus Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Dóris Bittencourt Almeida Universidade federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i2.0011

Resumo

No ano de 2012, ingressou na universidade, lócus da pesquisa, a primeira turma do Curso de Pedagogia vinculada ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Esse programa tem, entre outros desafios, a profissionalização docente mediante uma relação escola/universidade que contribua com a qualificação da Educação Básica. O objetivo desse estudo foi problematizar e entender o processo de formação de alunas/professoras, tendo como base os significados atribuídos à disciplina de História da Educação a partir de uma metodologia de ensino que utiliza documentos e objetos escolares como mote para discutir os temas curriculares. A metodologia trabalhou com um questionário, relativo às atividades desenvolvidas em História da Educação, e filmagem de relatos, relacionados às trajetórias discentes. Os resultados sinalizaram para uma mobilização com relação à preservação e à construção de acervos documentais escolares, e, também, com a percepção do papel da História da Educação no currículo dos Cursos de Pedagogia.

 

Palavras-chave: PARFOR. Formação de professores. História da Educação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciane Sgarbi Santos Grazziotin, Universidade do Vale do Rios dos Sinos - UNISINOS

Professora do centro de Ciências Humanas nos cursos de Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS.

Viviane Klaus, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

professora do Centro de Ciências Humanas nos cursos de Licenciatura e do Programa de Pós-Graduçao em Gestão da educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, campus Porto Alegre.

Dóris Bittencourt Almeida, Universidade federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Professora do Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade federal do Rio Grande do Sul.UFRGS

Downloads

Publicado

2015-08-08

Como Citar

GRAZZIOTIN, L. S. S.; KLAUS, V.; ALMEIDA, D. B. A docência e o ensino de História da Educação: desafios da formação inicial em turmas do PARFOR (2012/2015). Práxis Educativa, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 489–509, 2015. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.10i2.0011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6824. Acesso em: 19 abr. 2024.