A ética em pesquisa

Autores

  • Pedro Laudinor Goergen Uniso e Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i2.0001

Resumo

Neste ensaio, reflete-se sobre a relação entre ética e pesquisa, iniciando com uma breve incursão pela história da pesquisa acadêmica no Brasil. Na sequência, se estabelece uma relação entre a racionalidade instrumental, que rege a ciência e tecnologia, e a dimensão ética, própria do agir humano. Finalmente, discute-se o chamado paradoxo de uma ética que é, ao mesmo tempo, necessária e impossível. Na conclusão, argumenta-se a favor do procedimento dialógico como perspectiva de fundamentação ética no campo da pesquisa.

 

Palavras-chave: Ética e pesquisa. Pesquisa acadêmica. Racionalidade instrumental.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pedro Laudinor Goergen, Uniso e Unicamp

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora Imaculada Conceição (1968) e doutorado em Filosofia - Ludwig Maximilians Universität München (1975). Pos-doutorado na Universidade de Bochum e no Instituto Max Planck da Alemanha. Atualmente é professor titular da Universidade de Sorocaba e professor titular (colaborador) da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando e publicando principalmente nos seguintes temas: educação, universidade, etica, formação de professores e teoria crítica.

Downloads

Publicado

2015-08-08

Como Citar

GOERGEN, P. L. A ética em pesquisa. Práxis Educativa, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 301–315, 2015. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.10i2.0001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/7154. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A produção e a difusão do conhecimento no percurso do cinquentenário do Sistema Nacional da Pós-Graduação