Consciência fonológica e desempenho geral na leitura. Que relação? Estudo com alunos dos 2º e 3º anos de escolaridade

Ana Paula Couceiro Figueira, António Roberto Botelho

Resumo


O objetivo do presente artigo é testar a validade de conteúdo e concorrente da Prolec-R (FIGUEIRA; LOPES, n.d., versão de investigação), explorando as relações com uma prova de consciência fonológica (síntese de fonemas), da bateria SICOLE-R (FIGUEIRA; LOBO; LOPES; JIMÉNEZ, n.d., versão investigação). O referencial teórico baseia-se na avaliação dos processos cognitivos envolvidos na leitura (perspetivas de JIMENEZ; CUETOS), em que as duas baterias utilizadas assumem avaliar tais processos, sendo consideradas medidas concorrentes. Ambas se destinam a crianças dos 6 aos 12 anos de idade. Quanto à metodologia, para exploração e acessibilidade foi utilizada uma amostra de crianças dos 2º e 3º anos de escolaridade, de instituições de ensino público e privado de Coimbra e da Beira Interior Norte. Os resultados apontam para a existência de uma relação positiva e significativa entre a leitura de palavras, leitura de pseudopalavras, estruturas gramaticais, sinais de pontuação e compreensão de frases (PROLEC-R) e a síntese de fonemas (SICOLE-R).

 

Palavras-chave: Processos cognitivos da leitura. Consciência fonológica. Modelos de leitura.

 

Abstract

 

Phonological awareness and general performance in reading: What’s the relation? A study with 2nd and 3rd year fundamental school students

 

The objective of this study was to test the content and concurrent validity of Prolec-R  (FIGUEIRA; LOPES, n.d., investigation version), exploring the relations as a proof of phonological awareness (phoneme synthesis), SICOLE-R evaluation (FIGUEIRA; LOBO; LOPES; JIMÉNEZ, n.d., investigation version). The theoretical background comprises the evaluation of cognitive processes involved in reading (JIMENEZ’S and CUETOS’S perspectives), in which the two tests employed assume too evaluate such processes, and are considered concurrent procedures. Both are destined to children from 6 to 12 years old. The methodology used, for exploration and accessibility, a sample containing children from the 2nd and 3rd year of elementary school, from the public and education systems in Coimbra and Beira Interior Norte. The results revealed the existence of a positive and significant relation between the reading of words, reading of pseudo words, grammatical structures, punctuation marks and sentence comprehension (PROLEC-R) and the phoneme synthesis (SICOLE-R).

 

Keywords: Reading cognitive processes. Phonological awareness. Reading models.

 

Resumen

 

Consciencia fonológica y desempeño general en la lectura ¿Qué relación? Estudio con alumnos de 2º y 3º años de escolaridad

 

El objetivo del presente artículo es testar la validad de contenido y concurrente de la Prolec-R (FIGUEIRA; LOPES, n.d., versión de investigación), explorando las relaciones con una prueba de consciencia fonológica (síntesis de fonemas), de la batería SICOLE-R (FIGUEIRA; LOBO; LOPES; JIMÉNEZ, n.d., versión investigación). El referencial teórico está cimentado en la evaluación de los procesos cognitivos involucrados en la lectura (perspectivas de JIMENEZ y CUETOS), en que las dos baterías utilizadas asumen evaluar tales procesos, siendo consideradas medidas concurrentes. Ambas se destinan a niños de los 6 a los 12 años de edad. Cuanto a la metodología, para exploración y accesibilidad se utilizó una muestra de niños de los 2º y 3º años de escolaridad, de instituciones de enseñanza pública y privada de Coímbra y de la Beira Interior Norte. Los resultados apuntan para la existencia de una relación positiva y significativa entre la lectura de palabras, lectura de pseudopalabras, estructuras gramaticales, señales de puntuación y compresión de frases (PROLEC-R) y la síntesis de fonemas (SICOLE-R).

 

Palabras clave: Procesos cognitivos de la lectura. Consciencia fonológica. Modelos de lectura.


Palavras-chave


Processos cognitivos da leitura; Consciência fonológica; Modelos de leitura; Reading cognitive processes; Phonological awareness; Reading models; Procesos cognitivos de la lectura; Consciencia fonológica; Modelos de lectura

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DOI: http://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0003