Os textos do Pe. Serafim Leite (S. J.) na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: um projeto formativo centrado na ideia de nação católica

Autores

  • Flávio Massami Martins Ruckstadter Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
  • Oriomar Skalinski Junior Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0004

Resumo

Este artigo tem como tema a defesa de um projeto de nação centrado no catolicismo, presente no pensamento do intelectual luso-brasileiro Serafim Leite (1890-1969). Seleciona como fontes principais os quatro textos publicados pelo padre na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, entre 1944 e 1964. O objetivo é discutir o projeto formativo existente nos textos de Serafim Leite, situando-o em relação ao plano de construção da nação e da nacionalidade brasileiras elaborado pelo IHGB, ao longo do século XIX. A análise utiliza os referenciais elaborados por Antonio Gramsci, para compreender a partir das publicações de Serafim Leite e de sua defesa de um projeto de nação apoiado no catolicismo, o papel dos intelectuais na organização da cultura, especialmente na construção da hegemonia.

 

Palavras-chave: Serafim Leite. IHGB. Projeto formativo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flávio Massami Martins Ruckstadter, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Adjunto do curso de História, no Centro de Ciências Humanas e da Educação, na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Jacarezinho. Coordenador do subprojeto PIBID-História e do Laboratório de Ensino e Pesquisa em História (LEPHIS). Líder do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil: GT Histedbr Norte Pioneiro do Paraná (HISTEDNOPR). Desenvolve pesquisas na área de História da Educação, com ênfase nos seguintes temas: História da Educação na Colônia, Companhia de Jesus e Educação, Intelectuais e História da Educação e História das Instituições Escolares.

Oriomar Skalinski Junior, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Membro do Grupo de Pesquisa História, intelectuais e educação no Brasil e no Paraná de oitocentos e de novecentos (GEPHIED). Desenvolve pesquisas na área de História da Educação, com ênfase nos seguintes temas: Intelectuais e História da Educação, Igreja Católica e Educação no Brasil, Companhia de Jesus e Educação.

Downloads

Publicado

2017-04-08

Como Citar

RUCKSTADTER, F. M. M.; SKALINSKI JUNIOR, O. Os textos do Pe. Serafim Leite (S. J.) na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: um projeto formativo centrado na ideia de nação católica. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 64–82, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i1.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9071. Acesso em: 28 mar. 2024.