Profissão docente e ruralidades contemporâneas: identidade e diferença nas escolas rurais

Autores

  • Charles Maycon de Almeida Mota UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
  • Fabrício Oliveira da Silva UNEB - Universidade do Estado da Bahia
  • Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios UNEB - Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.009

Resumo

O presente artigo busca compreender de que maneira a profissão docente na roça se reconfigurou diante dos contextos das novas ruralidades e como professores da roça têm considerado as diferenças em suas salas de aula. Tomamos como base teórica as discussões de Moreira (2005), Carneiro (1998, 2012), Rios (2011, 2015), Pineau (2014) e Silva (2011). Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que as narrativas de formação foram o ponto central da investigação. Utilizamos como dispositivos de pesquisa as entrevistas narrativas com três professoras e um professor que moram e exercem a docência na roça, em escolas da rede pública da Educação Básica. Os resultados nos proporcionaram maior entendimento sobre como os sentidos são construídos e ressignificados a partir das novas ruralidades e sua relação com a educação. A conclusão é de que há necessidade da criação de espaços para discussão e formação com ênfase nas questões voltadas para as identidade e as diferenças.

 

Palavras-chave: Docência. Ruralidades. Diferenças. Pesquisa (auto) biográfica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Charles Maycon de Almeida Mota, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Mestre em Educação e Diversidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Jacobina. Professor da Educação Básica da Rede Pública Municipal de Várzea do Poço/Bahia; Membro do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica – DIVERSO

Fabrício Oliveira da Silva, UNEB - Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Educação pelo PPGEduC - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela USP - Universidade de São Paulo. Professor Asistente da UNEB no DCHT Campus XVI. Membro do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, UNEB - Universidade do Estado da Bahia

Professora Titular da UNEB, lotada no Dpartamento de Edcucação - DEDC e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC. Pós- doutora em Educação pela USP. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidades na Educação Básica - DIVERSO.

Downloads

Publicado

2017-07-07

Como Citar

MOTA, C. M. de A.; SILVA, F. O. da; RIOS, J. A. V. P. Profissão docente e ruralidades contemporâneas: identidade e diferença nas escolas rurais. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 848–863, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i3.009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9370. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos