Da competência no fazer à responsabilização no agir: ética e pesquisa em Ciências Humanas

Luciano Santos

Resumo


Este artigo se propõe discutir a relação entre ciência e ética com destaque para a dimensão ética implicada na pesquisa científica. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo baseada em pesquisa bibliográfica. O referencial teórico parte de uma exposição histórico-conceitual da ciência moderna, mostrando as problemáticas consequências de seu totalitarismo epistemológico que sobrepõem as competências no fazer (techné) à responsabilização no agir (práxis). Em seguida, define o conceito de ética e apresenta os níveis: ética de normas, de princípios e de relação, mostrando seus respectivos graus de profundidade do ponto de vista do sentido do humano que lhes subjaz. Por fim, apresenta, de modo sumário, o processo do qual resulta a constituição dos Comitês de Ética na Pesquisa (CEP). Os resultados demonstram a possibilidade de questionar a pertinência epistemológica da regulamentação de pesquisas científicas das áreas de Ciências Humanas e Sociais por um Comitê regido por paradigmas das áreas biomédicas. Conclui-se, portanto, pela premência de uma nova organização dos Comitês de Ética em Pesquisa a partir da especificidade epistemológica das áreas dos projetos submetidos a sua regulamentação.

 

Palavras-chave: Ciência. Técnica. Pesquisa. Ética. Ciências Humanas.

 

Abstract

 

From competence when doing to accountability when acting: ethics and research in Human Sciences

 

This paper proposes a discussion of the relation between Science and ethics, highlighting the ethical dimension implied in the scientific research. Qualitative research was developed based on ´bibliographic survey. The theoretical background addresses modern science through a historical-conceptual approach, showing the troubled consequences of its epistemological totalitarianism which overlaps the competences when doing (techné) with the accountability when acting (práxis). Next, it defines the concept of ethics and presents its levels: ethics of norms, principles and relations, showing their respective depths from the standpoint of the human sense underlying it. Finally, the paper summarizes the process that results in the formation of Research Ethics Committees (CEP, Brazilian Portuguese abbreviation). The results revealed the possibility to question the epistemological relevance of the scientific research regulation in the Human and Social Sciences by a Committee guided by paradigms of the biomedical areas. The conclusion reflects upon the need of a new organization of the Research Ethics Committees based on the epistemological specificity of the areas of the projects submitted to regulation.

 

Keywords: Science. Technique. Research. Ethics. Human Sciences. 

 

Resumen

 

De la competencia en el hacer a la responsabilidad del acto: la ética y la investigación en Humanidades

 

Este artículo tiene como objetivo discutir la relación entre la ciencia y la ética con énfasis en la dimensión ética implícita en la investigación científica. Se trata de una pesquisa cualitativa basada en la investigación bibliográfica. La teoría es una exposición histórica y conceptual de la ciencia moderna, que muestra las consecuencias problemáticas de sus habilidades se superponen un totalitarismo epistemológico en la toma de decisión (techné) a la acción (praxis). A continuación, define el concepto de ética y los niveles presentes: normas éticas, principios y relaciones, mostrando sus respectivos grados de profundidad desde el punto de vista del sentido humano que subyace en ellas. Por último, presenta, en resumen, el proceso que da lugar a la creación de Comités de Ética en Investigación (CEP). Los resultados demuestran la posibilidad de cuestionar a la relevancia epistemológica de la investigación científica normativa en los ámbitos de Humanidades y Ciencias Sociales por un comité regido por los paradigmas de las áreas biomédicas. De ello se desprende, por lo tanto, la urgencia de una nueva organización del Comité de Ética en Investigación de la especificidad epistemológica de las áreas de los proyectos sometidos a su regulación.

 

Palabras clave: Ciencia. Técnica. Búsqueda. Ética. Ciencias de Humanidades.


Palavras-chave


Ciência; Técnica; Pesquisa; Ética; Ciências Humanas; Science; Technique; Research; Ethics; Human Sciences; Ciencia; Técnica; Búsqueda; Ética; Ciencias de Humanidades

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DOI: http://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0013