AS NECESSIDADES ARQUITETÔNICAS DA SOCIEDADE MODERNA E COMO A ARQUITETURA PODE INFLUENCIAR EM NOSSO FUTURO

Autores

  • Gabriel Santos Dib Ferreira UNOPAR - PONTA GROSSA
  • Renata Maria Correia Degraf UNOPAR PONTA GROSSA

Resumo

Hoje se vê que a sociedade necessita de uma arquitetura nova, um novo horizonte na arte de planejar e projetar, os espaços e seus usos mudam cada vez mais rápido e suas relações devem ser otimizadas para estabelecer uma relação harmoniosa do homem com seu ambiente. O objetivo deste trabalho é desenvolver a ideia de que olhar a arquitetura atual de uma maneira diferente é necessário, a utilidade se une com a plástica dos projetos contemporâneos que também tem necessidade de uma nova arquitetura, que preza pelos meios construtivos sustentáveis e também por projetos sustentáveis. Hoje o dever dos profissionais é desenvolver uma arquitetura prática que reflita o que é a sociedade de hoje e o que ela necessita, assim é a arquitetura e também a maneira que ela deve ser vista e definida, uma ferramenta que desenvolve e cria o modo de se viver e impulsiona a qualidade de vida da sociedade, cirando espaços, definindo formas e respeitando ordens. As bases que formam todo o conceito de projeto, é o contrário ao pensamento que ao longo do tempo se tornou uma perspectiva pragmática, neste trabalho se buscar o que é realmente a boa arquitetura, o bom projeto que se estende muito mais que o entendimento leigo dos dias de hoje, sendo assim demonstra como se deve enxergar a arquitetura, o verdadeiro pensamento construtivo.

Biografia do Autor

Gabriel Santos Dib Ferreira, UNOPAR - PONTA GROSSA

Estudante na área de Arquitetura e Urbanismo

Renata Maria Correia Degraf, UNOPAR PONTA GROSSA

Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo

Referências

GEHL, Jan.Título do livro: Cidade para Pessoas. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2013. 276 p.

CONCURSO VIVIENDA CIUDAD. Projeto de revitalização da vila Belém. Disponível em: <http://www.concursoviviendaciudad.com/proyecto.php?ver=597>. Acesso em: 05 jul. 2017.

CORBUSIER, Le. Por uma Arquitetura: Estudos. 6 ed. São Paulo: Perspectiva, 2011. 205 p.

CIDADES SUSTENTAVEIS. O ecobairro que nasceu da agua. Disponível em: <http://www.cidadessustentaveis.org.br/boas-praticas/o-ecobairro-que-nasceu-da-agua>. Acesso em: 30 jul.

HAYS. Escritórios criativos podem aumenta a performance dos colaboradores. Disponível em: <http://www.hays.com.br/artigos-publicados/escrit%c3%b3rios-criativos-podem-aumentar-a-performance-dos-colaboradores-1445349>. Acesso em: 31 jul. 2017.

VITRUVIUS. Sustentabilidade e o futuro das cidades. Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/13.150/4574>. Acesso em: 29 jul. 2017.

REVISTA AU. A casa contemporânea: sonhos e desafios. Disponível em: <http://www.au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/163/artigo63511-2.aspx>. Acesso em: 20 jul. 2017.

CAPRA, Fritjof. The Web of Life: A New ScientificUnderstandingof Living Systems. 1 ed. São Paulo: CULTRIX, 1996. 256 p.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Edição

Seção

Artigos