ANÁLISE DA CULTURA VOLTADA À INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES NA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Thiago Favarini Beltrame UFRGS
  • Alberto Schmidt

Resumo

Este trabalho possui como objetivo principal realizar uma análise da cultura voltada à inovação gerencial em organizações. A população analisada foi constituída das organizações ganhadoras de premiações do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) na cidade de Santa Maria (RS) e que possuem um sistema de gestão baseados nos critérios de excelência. O trabalho consta de uma pesquisa exploratória realizada por meio da aplicação de um questionário constituído de questões abertas e fechadas. O questionário foi baseado no baseado no Caderno de Avaliações da Fundação Nacional da Qualidade, no SAGRI (Sistema de Avaliação da Gestão e Resultados da Inovação) do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade e no Questionário do PINTEC (Pesquisa de Inovação Tecnológica), Governo Federal. A pesquisa demonstrou que a maioria das organizações pesquisadas identifica a importância da inovação no ambiente organizacional; porém, muitas vezes há a falta de recursos para investimentos. Percebeu - se que a liderança incentiva, na maioria das vezes, o desenvolvimento de ideias criativas e proporciona um ambiente propicio a ele. O custo foi identificado como principal problema no momento de inovar e percebe-se que ainda há poucos investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) de produto ou serviço, devido principalmente a demora de retorno. Por fim, foi constatado que a maioria das organizações reconhece o desenvolvimento de talentos e ideias empreendedoras.

Referências

ABDI. Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Disponível em: < http://www.abdi.com.br/paginas/default.aspx>. Acessado em 15 de set. de 2017.

ADESM – Agência de desenvolvimento de Santa Maria. Disponível em: http://adesm.org.br/. Acessado em 20 de outubro de 2017.

AGUIAR, Sílvio. Introdução das ferramentas da qualidade ao PDCA e ao programa Seis Sigma. Nova Lima: INDG, 2002.

ARMANDO, Miguel. Inovação no setor de serviços: Uma área esquecida no Brasil, até quando? Disponível em: http://blog.udf.edu.br/?p=1295 . Acesso em jun. de 2017.

BENTIVEGNA, F.J. Fatores de impacto no sucesso do Marketing boca a boca.. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 42 , n. 1, p. 79-87. 2002.

BIGNETTI, L. P. O processo de inovação em empresas intensivas em conhecimento. RAC – Revista de administração contemporânea. Vol. 6, nº 3. Curitiba. 2002.

CAFFERKY, Michael. Venda de boca a boca: deixe seus clientes fazerem a propaganda. São Paulo: Nobel, 1999.

CARPINETTI, L.C.R.; MIGUEL, P.A.C.; GEROLAMO, M.C. Gestão da qualidade ISO 9001:2008: princípios e requisitos. 2ed. São Paulo: Atlas, 2009.

CAVAGNOLI, I. Por que as empresas devem inovar? Gestão e Inovação. Disponível em: <http://www.cavagnoli.com/irani/?p=894> Acessado em 06 de outubro de 2017.

CINDRO, D. G.; KORUN, M. Influence of a Quality System Complying With the Requirements of ISO/IEC 17025 Standard on the Management of a Gamma-ray Spectrometry Laboratory. Accred Qual Assur. p. 609–612. 2006.

CONDEFERAÇÃO NACIONAL DA INDUSTRIA. Disponível em http://www.cni.org.br/portal/data/pages/FF808081379A7BEB0137BDBC309064FD.htm. Acessado em 16 de set. de 2017.

CORAL, E.; OGLIARI, A.; ABREU, A. F. de. e demais colaboradores. Gestão integrada da Inovação: Estratégia, Organização e desenvolvimento de produtos. São Paulo: Atlas, 2009.

de OLIVEIRA, A. R . P.; SEIDL, P. R.; LONGO, W. P. Inovação e produção: análise conceitual e empírica do caso de pavimentação com asfalto. ENGEVISTA, V. 14, n. 1. p. 42-57. 2012.

dE SÁ, M. R.; JAENISCH, G. P.; FAVARINI, T.; SCHMIDT, A. Gestão da inovação e suas práticas: um estudo de caso em uma empresa metalomecânica. Anais do 2º Fórum Internacional Ecoinovar. Santa Maria. 2013.

DRUCKER, P. Innovation and Entrepreneurship. New York: Harper & Row, 1985.

FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE – FNQ. Critérios de Excelência: avaliação e diagnóstico da gestão organizacional. Ed. 2010. São Paulo: FNQ, 2010.

GEM. Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil 2010 – Relatório Executivo. Curitiba: Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade [IBQP], 2011.

HENRIQUES, Z. S.; NETO, M. S.; CAMARGO, S. H. R. V.; GIULIANI, A. C.; FARAH, O. E. Estratégias de inovação das empresas metalúrgicas no setor sucroalcooleiro de Piracicaba. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 92-111.2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa de inovação tecnológica. Rio de Janeiro, 2008.

JUDICE, V. M. M.; BAÊTA, A. M. C. Modelo empresarial, gestão de inovação e investimentos de venture capital em empresas de biotecnologia no Brasil. RAC, v. 9, n. 1. 2005.

LINS, B. F.E. Ferramentas básicas da qualidade. Ci. Inf., Brasília, 153-161. 1993.

MADRIS‐GUIJARRO, A.; GARCIA, D.; AUKEN, H. V. Barriers to Innovation among Spanish Manufacturing SMEs. Journal of Small Business Management. 2009.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento Estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

MUSSI, F., SPULDARO, J. Barreiras à inovação e a contribuição da perspectiva institucional: um estudo de múltiplos casos. Revista de Administração e Inovação, 5 (1), 36-52. São Paulo. 2008.

PEREIRA, J.A.; MACHADO, V.S. A mulher empreendedora como parte da disseminação da educação empreendedora: um estudo nos colégios particulares da cidade de Jandaia do Sul-PR. Caderno de Administração, Maringá, v. 21, n. 1. 2013.

PEREIRA, R. da S.; FRANCO, I. D.; de ALMEIDA, L. C. B.; dos SANTOS, I. C. O ensino da “inovação” na administração, ciências contábeis, turismo e tecnologia em gestão: um estudo exploratório em instituições de ensino superior brasileiro. Revista de Administração e Inovação. São Paulo, v. 9, n. 4, p. 221 – 244. 2012.

PROGRAMA GAÚCHO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE. SAGRI – Sistema de Avaliação da Gestão e Resultados da Inovação. Porto Alegre, PGQP, 2012.

QUEIROZ, O. R. de. O impacto do crescimento de gastos em P&D na taxa de crescimento dos lucros das empresas de acordo com o modelo OJ: um estudo no mercado de capitais brasileiro. Teses e dissertações. Fucap, 2009.

RUAS, R; ANTONELLO, C. S.; BOFF, L. H. Aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.

SCHERER, F.; CARLOMAGNO, M.S. Gestão da inovação na prática. São Paulo: Atlas, 2009.

SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

SEBRAE. Guia para a Inovação na Micro e Pequena Empresa: Dicas práticas para inovar na MPE. Sebrae: Curitiba. 2010.

SILVEIRA, J. D. C.; OLIVEIRA, M. A. Inovação e Desempenho Organizacional: Um estudo com empresas brasileiras inovadoras. Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2. 2013.

SIQUEIRA, J. Ferramentas de criatividade: Brainstorming. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: <http://www.ricardoalmeida.adm.br/brainstorming.pdf>. Acessado em dezembro de 2017.

STRATEGOS. Business innovation survey. São Paulo: Strategos/Revista Exame, 2009.

TIDD, J.; BESSANT, J.;PAVITT, K. Gestão da Inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

UBEDA, Cristina Lourenço. A influência das competências individuais na gestão da inovação: uma análise com o uso da triangulação de métodos. Tese de Doutorado, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. São Carlos, 2009.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Edição

Seção

Artigos