ESTUDO DA FLAMBAGEM TÉRMICA EM UM PILAR METÁLICO REFORÇADO COM PRFC MODELADO VIA MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS

Autores

  • Albert Willian Faria Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Luís Fernando De Lima Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Resumo

Este artigo analisa a flambagem térmica em um pilar metálico esbelto, com e sem a adição de reforço estrutural com material compósito e engastado em ambas as extremidades. O material compósito utilizado é um polímero reforçado com fibras de carbono (PRFC) com diferentes orientações de fibras e número de camadas. O pilar metálico é modelado numericamente via Método dos Elementos Finitos no programa computacinal ANSYS empregando elementos do tipo sólido e do tipo casca com respectivamente três e seis graus de liberdade mecânicos por nó. Os resultados obtidos indicam aumento da variação da temperatura necessária para a flambagem local e global quando o pilar metálico é reforçado pelo PRFC

Biografia do Autor

Albert Willian Faria, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Departamento de Engenharia Civil

Referências

DA SILVA, R.F. & VASCONCELLOS, J.M. Estudo de caso: falhas por flambagem de estruturas metálicas de um pórtico submetido à situação de incêndio. VI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, Campina Grande, Paraíba, 2010.

BEBER, A.J. Comportamento estrutural de vigas de concreto armado reforçadas com compósitos de fibra de carbono. Tese de Doutorado, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2003.

BEDIN, M.G. Compósito com polietileno de baixa densidade e fibra de coco in natura e modificada. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, 2014.

FARIA, A.W. Modelagem por elementos finitos de placas compostas dotadas de sensores e atuadores piezoelétricos: implementação computacional e avaliação numérica. Dissertação de Mestrado, UFU, Uberlândia, Minas Gerais, 2006.

JUVANDES, L.F.P. Reforço e reabilitação de estruturas de betão usando materiais compósitos de CFRP. Tese de Doutorado, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, Portugal, 1999.

HIBBELER, R.C. Resistência dos Materiais. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

COSTA, A.A.R. Estudo da Flambagem Local de Perfis U Enrijecidos em Situação de Incêndio. Dissertação de Mestrado, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2012.

ANSYS. Release 9.0 Documentation. USA, 2009.

CASSENTI, B. Module 7: Thermal Buckling of a 2D Beam Fixed at Both Ends. University of Connecticut, 2017.

KIMURA, E.F.A. Análise termoestrutural de pilares de aço em situação de incêndio. Dissertação de Mestrado, Escola de Engenharia de São Carlos, USP, São Carlos, São Paulo, 2009.

FENG, M.; WANG, Y.C. & DAVIES, J.M. A numerical imperfection A numerical imperfection sensitivity study of cold-formed thin-walled tubular steel columns at uniform elevated temperatures. Thin-Walled Structures. Vol.42, p.533-555, 2004.

COSTA SILVA, R.S.Y. Determinação de patologias estruturais usando modelagem numérica e transformadas de Wavelet. Dissertação de Mestrado, UNB, Brasília, 2011.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Edição

Seção

Artigos