SISTEMA DE BAIXO CUSTO PARA MONITORAMENTO DE COMPRIMENTO DE FILAS

Autores

  • Lucas Cardoso Rodrigues Universidade Federal do Pará
  • Pedro Barbosa de Sousa Filho Universidade Federal do Pará
  • Matheus de Sousa Siqueira Universidade Federal do Pará
  • José Maia Bezerra Neto Universidade Federal do Pará
  • Marcos Cesar da Rocha Seruffo Universidade Federal do Pará

Resumo

A internet das coisas (IoT) representa uma evolução, um grande salto na capacidade de coletar, analisar e transmitir dados que podem ser transformados em informações e conhecimento. Neste contexto, este artigo propõe a criação de um sistema de monitoramento de filas de usuários que utiliza técnicas de IoT. Como contribuições destacam-se: (i) sistema de monitoramento de baixo custo; (ii) um estudo de caso feito no restaurante universitário da universidade federal do norte do Brasil. Com o objetivo de criar um sistema capaz de mostrar, em tempo real, o tamanho da fila do Restaurante, podendo ser acessado pelos usuários através do site do RU. Além disso, o projeto visa contribuir para a sustentabilidade do Restaurante.

Biografia do Autor

José Maia Bezerra Neto, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em História, Bacharelado (1991) e Licenciatura Plena (1992), pela Universidade Federal do Pará, especialização em Teoria Antropológica pela Universidade Federal do Pará (1993), mestrado em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). É sócio fundador da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Estado do Pará; sócio efetivo, ocupante da cadeira 38, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará; sócio da Sociedade Literária e Beneficente "Cinco de Agosto", sócio da Associação Nacional de História - ANPUH, Núcleo do Pará. Atualmente é Superintendente de Assistência Estudantil da UFPA e Vice-Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Pará. Membro do Conselho Estadual de Cultura do Estado do Pará. É professor associado da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia/IFCH/UFPA. É membro do Grupo de Pesquisa: OITOCENTOS. Grupo de Pesquisa de História da Amazônia e líder do Grupo de Pesquisa Escravidão e Abolicionismo na Amazônia - GEPEAM. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história e memória, Pará, Amazônia e Brasil, história intelectual, história das instituições, história social da educação, abolicionismo, história e historiografia da escravidão negra e relações raciais.

Marcos Cesar da Rocha Seruffo, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA - 2004), é especialista em Suporte Técnico de Sistemas Computacionais pela Universidade Federal do Pará (UFPA - 2005), Mestre em Ciências da Computação (PPGCC - UFPA - 2008) e Doutor em Engenharia Elétrica, com ênfase em Computação Aplicada (PPGEE - UFPA - 2012). Atualmente é Professor Adjunto nível III da Universidade Federal do Pará, estando como Diretor da Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações - Instituto de Tecnologia. Foi Diretor da Faculdade de Computação (2013-2015) do Campus Castanhal. Está como Vice-Coordenador do Programa de Pós Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), Professor Colaborador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) , Coordenador do Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas (LADES) e Pesquisador do Laboratório de Pesquisa Operacional (LPO) e Laboratório de Tecnologias Sociais (LTS). Desenvolve atividades de pesquisa e extensão através de projetos nacionais e internacionais na área de TV Digital, Experiências Interativas, Interação Humano-Computador, Qualidade de Experiência, Tecnologias Sociais, Suporte a Decisão, Redes de Computadores, FOG Computing, Sistemas Multimídia, Sistemas de Informação, e Informática na Educação. Tem experiência, ainda, nas áreas de Tecnologias de Acesso, Análise de Desempenho e Tomada de decisão.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Edição

Seção

Artigos