Desafios da pesquisa em política educacional: reflexões sobre modelos e abordagens / Challenges for research in educational policy: reflections on models and approaches

Autores

  • Laélia Portela Moreira Universidade Estácio de Sá

Resumo

Resumo: As reformas educacionais em curso no Brasil e outros países da América Latina e Caribe, com destaque para as políticas definidas para o setor, têm sido amplamente debatidas na literatura educacional brasileira. A reflexão sobre tais reformas coloca em questão a dinâmica de planos, projetos e propostas delas derivados e trazem para o centro da discussão diversas dificuldades conceituais e metodológicas encontradas pelos pesquisadores desse campo. Tal situação demanda elaboração teórica, bem como discussão metodológica sobre a análise de políticas, a partir de uma exploração da literatura sobre o assunto. Este é o objetivo deste texto, que trata de questões relacionadas ao campo da pesquisa em política educacional, inserindo-as no contexto mais amplo da pesquisa em educação. Divide-se em duas partes que abordam: (a) os desafios da análise de políticas, seus modelos e abordagens, e das políticas educacionais, e (b) algumas questões metodológicas da  pesquisa em política educacional.

 

Palavras-chave: Política educacional. Pesquisa em Educação. Análise de políticas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Arretche, M. (2003.) “Dossiê agenda de pesquisa em políticas públicas”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 51, p. 7-9.

Alves-Mazzotti, A. J. (2003). Impacto da pesquisa educacional sobre as práticas escolares”. In: Zago, N., Carvalho, M. P. de e Vilela, R. A. T. V. Itinerários de pesquisa: Perspectivas qualitativas em Sociologia da educação. RJ, DP&A, pp.33-48.

Ball, S. (2011). “Intelectuais ou técnicos? O papel indispensável da teoria nos estudos educacionais”. In: Ball, S. e Mainardes, J. (Orgs). Políticas educacionais: questões e dilemas. SP, Cortez , pp.78-99.

Ball, S. (2011b). “Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional”. In: Ball, S. E Mainardes, J. (Orgs). Políticas educacionais: questões e dilemas. SP, Cortez, pp.21-53.

Ball, S. E Mainardes, J. (2011). “Introdução”. In: Ball, S. e Mainardes, J. (Orgs). Políticas educacionais: questões e dilemas. SP, Cortez, pp. 11-20.

Brandão, Z. (2001). “A dialética macro/micro na sociologia da educação”. Cadernos de Pesquisa, n. 113, pp. 153-165.

Brochier, C. (2006). “Algumas observações e proposições sobre a metodologia das pesquisas de sociologia empírica”. Pro-posições, v. 17, n. I (49), pp. 243-268, jan./abr.

Cavalcanti, P. A. (2007). Sistematizando e comparando os enfoque de avaliação e de análise de políticas públicas: uma contribuição para a área educacional. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.

Dale, R. (2010). “A sociologia da educação e o Estado após a globalização”. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, pp. 1099-1120, out./dez.

Faria, C. A. P. de. (2003 ). “Ideias, conhecimento e politicas públicas: um inventário sucinto das principais vertentes analíticas recentes”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v.18, n. 51, pp. 21-29, fev.

Faria, C. A. P. de. (2012). “Implementação: ainda o ‘elo perdido’ da análise de políticas públicas no Brasil”. Revista Debates, Porto Alegre, v. 6, n. 2, pp. 13-36, maio/ago.

Frey, Klaus. (2000). Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e políticas públicas, n. 21, p. 211-259.

Mainardes, J. (2009). Análise de politicas educacionais: breves considerações teórico-metodológicas”. Contrapontos, v. 9, n. 1, pp. 4-16, jan./abr.

Mainardes, J. (2006). “Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de politicas educacionais”. Educação e Sociedade, , v. 27, n. 97, pp. 47-69.

Mainardes, J. e Gandin, L. A. (2013) “A abordagem do ciclo de políticas como epistemetodologia: usos no Brasil e contribuições para a pesquisa sobre políticas educacionais”. In: Tello, C. e Almeida, M. L. P. de. (Orgs.) Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em política educacional. Campinas: Mercado das Letras, pp. 143-168.

Mainardes, J. e Stremel, S. Informações sobre a abordagem do ciclo de políticas. Disponível em: Informações sobre a abordagem do ciclo de políticas. Disponível em: <http://www.pitangui.uepg.br/gppepe/>. Acesso em maio de 2014.

Martins, A. M. (2013).“O campo das políticas públicas de educação: uma revisão de literatura”. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 24, n. 56, pp. 276-299, set./dez.

Moreira, L. P. (2011). “Memória da pesquisa em Educação: Problemas de teoria e método em periódicos brasileiros”. Revista de Educação e Cultura Contemporânea, v. 8, n. 16. Disponível em: <http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/166/140>.

Moreira, L. P. (2007). Pedagogia e Educação: a construção de um campo científico. Tese. Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Passone, E. F. K. (2013). “Contribuições atuais sobre o estudo de políticas educacionais”. Cadernos de Pesquisa, v. 43, n. 149, pp 596-613, maio/ago.

Pires, A. (2008). “Sobre algumas questões epistemológicas de uma metodologia geral para as ciências sociais”. In: Poupart, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, pp. 43-94.

Ricci, R. (2003). “Vinte anos de reformas educacionais”. Revista Iberoamericana de Educación, n. 31, p. 91-120, jan./abrISSN:1022-6508. Disponível em: http://www.rieoei.org/rie31a03.PDF. Acesso em abril 2014.

Souza, C. (2003). “ Estado do campo da pesquisa em políticas públicas no Brasil”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 18, n. 51, pp. 15-20.

Souza, C. (2006). “C. Políticas públicas: uma revisão da literatura”. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, n. 16, pp. 20-45, jul./dez.

Sabatier, P. A. (2007). Theories of the policy process. Boulder, CO: Westview Press.

Serafim, M. P e Dias, R. D. B. (2012). “Análise de política: uma revisão da literatura”. Cadernos Gestão Social, 3, pp. 121-134, jan./jun.

Warde, M. (1990). “O papel da pesquisa na pós-graduação em educação”. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 73, pp. 67-75.

Publicado

2017-08-13

Como Citar

MOREIRA, L. P. Desafios da pesquisa em política educacional: reflexões sobre modelos e abordagens / Challenges for research in educational policy: reflections on models and approaches. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 90–104, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/10451. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artículos