A genealogia e a biopolítica: escolhas epistemológicas em análises de políticas educacionais

Raquel A. L. S. Venera

Resumo


Resumo: Este artigo tem a intenção de socializar uma escolha epistemológica em análises de políticas educacionais a partir dos conceitos genealogia e biopolítica, especialmente trabalhado por Michel Foucault (2002, 2008), e este último também por Antônio Negri e Michel Hardt (2004, 2005), como uma aposta potente para o debate dos enfoques e perspectivas epistemológicos no campo das análises de políticas. Propõe-se que o fazer pesquisa em Políticas Educacionais seja, em última instância, um local de elogio à criação e construção de conhecimentos novos em políticas educacionais. Quer-se apresentar questões que foram geradas durante as pesquisas desenvolvidas na linha de pesquisa Cultura, Juventudes e Produção de Subjetividades, do Grupo de Pesquisa Políticas e Práticas Educativas da Univille, GPPPE, e que acabaram por se desdobrar em novas frentes de pesquisas onde outras criações estão postas em ato.

 

Palavras-chave: Políticas Educacionais. Epistemologia. Genealogia. Biopolítica. Subjetividades.

 

 

La genealogía y la biopolítica: opciones epistemológicas en análisis de políticas educativas


Resumen: Este artículo tiene la intención de socializar una opción epistemológica en análisis de políticas educativas basado en conceptos de genealogía y biopolítica, especialmente por Michel Foucault (2002, 2008), y de manera específica la biopolítica también por Antônio Negri y Michel Hardt (2004, 2005), como una apuesta potente para el debate de los enfoques y perspectivas epistemológicos en el campo de las análisis de políticas. Se propone que el hacer investigaciones en Políticas Educativas sea, en última instancia, un lugar de elogio a la creación y construcción de nuevos conocimientos en políticas educativas. Son presentadas cuestiones generadas por pesquisas desarrolladas en la línea de investigación Cultura, Juventudes y Producción de Subjetividades, del Grupo de Investigación Políticas y Prácticas Educativas de la Univille, GPPPE, y que acabaron por extenderse en nuevas vanguardias de investigaciones en que otras creaciones están puestas en acto.

 

Palabras clave: Políticas Educativas. Epistemología. Genealogía. Biopolítica. Subjetividades.

 

 

Genealogy and biopolitics: epistemological choices in analyses of educational policies


Abstract: This article aims to socialize an epistemological choice in analyses of educational policies based on genealogy and biopolitics concepts, mainly according to Michel Foucault (2002, 2008), and the latter one to Antônio Negri and Michel Hardt (2004, 2005), as a powerful alternative to debate the epistemological approaches and perspectives in the analyses of policies field. It is proposed that do research in educational policies is, ultimately, a place of compliment to the creation and build of new knowledge in educational policies. It will be presented issues that came up in researches from the line of research Culture, Youth and Subjectivity Production, from Univille’s Educational Policies and Practices Research Group, GPPPE, and that were extended in new research fronts in which other creations are in act.

 

Keywords: Educational Policy. Epistemology. Genealogy. Biopolitics. Subjectivities.


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Referências


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