Reflexões teórico-metodológicas sobre a abordagem de políticas públicas na Educação Infantil

Autores

  • Kallyne Kafuri Alves Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores” (GRUFAE). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. http://orcid.org/0000-0001-5075-0676
  • Valdete Côco Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores”. Tutora do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes: Projeto Educação. do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores” (GRUFAE). http://orcid.org/0000-0002-5027-1306

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.002

Resumo

Resumo: No contexto do campo da Política Educacional no Brasil, a partir de pesquisa que focalizou os sentidos da Educação Infantil (EI) para um grupo de famílias presentes em uma fila de vagas para cadastro de matrículas, este artigo articula um conjunto de referenciais teórico-metodológicos envolvendo contribuições de Stephen J. Ball no diálogo com o contexto das políticas encaminhadas na EI, imersa, a partir da perspectiva bakhtiniana, em disputas sociais implicadas com os muitos dizeres (e silenciamentos) em circulação. O destaque para os referenciais objetiva apresentar reflexões associadas ao desenvolvimento de estudos da realidade da EI, em especial, evidenciando possibilidades teórico-metodológicas referentes ao direito à EI. Conclui que, no campo das políticas públicas educacionais, aglutinam-se questões, situadas na discussão do direito à educação, que abarcam um conjunto ampliado de elementos que se referem às iniciativas dos gestores, às demandas das famílias, às necessidades das crianças, à configuração das instituições e ao provimento de profissionais. Assim, os referenciais reunidos possibilitam refletir sobre o tema e instam o reconhecimento da complexidade das políticas educacionais, sustentando a proposição de análises mais sensíveis à multiplicidade dos intervenientes que afetam a Educação, em particular, a EI.

 

Palavras-chave: Política educacional. Educação Infantil. Referenciais teóricos.

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Biografia do Autor

Kallyne Kafuri Alves, Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores” (GRUFAE). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores” (GRUFAE). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Valdete Côco, Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores”. Tutora do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes: Projeto Educação. do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores” (GRUFAE).

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação,Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores”. Tutora do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes: Projeto Educação.

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Publicado

2018-03-09

Como Citar

ALVES, K. K.; CÔCO, V. Reflexões teórico-metodológicas sobre a abordagem de políticas públicas na Educação Infantil. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 3, p. 1–18, 2018. DOI: 10.5212/retepe.v.3.002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/11017. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artículos