Contribuições da teoria da atuação: análise a partir de uma pesquisa sobre políticas de Educação Especial no contexto da prática

Autores

  • Marilza Pavezi Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.009

Resumo

Resumo: O artigo explora as principais contribuições da teoria da atuação (theory of policy enactment), elaborada por Ball, Maguire e Braun (2016). Tais contribuições foram desenvolvidas a partir da utilização da referida teoria na análise das Políticas de Educação Especial do Estado de Alagoas. Argumenta-se que a teoria da atuação oferece elementos significativos para uma análise ampla e contextualizada das políticas educacionais em geral.

 

Palavras-chave: Teoria da atuação. Políticas de Educação Especial. Política Educacional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marilza Pavezi, Universidade Federal de Alagoas

Docente do Colegiado de Pedagogia, área de gestão educacional.

Referências

AVELAR, M. Entrevista com Stephen J. Ball: uma análise de sua contribuição para a pesquisa em política educacional. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 24, p. 1-18, fev. 2016. DOI: https://dx.doi.org/10.14507/epaa.24.2368

BALL, S. J. Education reform: a critical and post structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.

BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

BASNIAK, M. I.; SOARES, M. T. C. O Programa Paraná Digital: contexto da produção do texto da política. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 3, p. 1 – 18, 2018. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.003

BONAMINO, A.; SOUSA, S. Z. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022012005000006

BOURDIEU, P. Meditações pascalianas. Tradução de Sergio Miceli. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

BOURDIEU, P. Coisas ditas. Tradução de Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 2004.

BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S.A., 1975.

BOURDIEU, P.; CHAMPAGNE, P. Os excluídos do interior. In: BOURDIEU, P. (Coord.). A miséria do mundo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 481-486.

BOWE, R.; BALL, S. J.; GOLD, A. Reforming education & changing schools: case studies in Policy Sociology. London: Routledge, 1992.

CERQUEIRA, C. A.; SAWYER, D. R. O. T. Tipologia dos estabelecimentos escolares brasileiros. Revista Brasileira de Estudos de População, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 53-67, jan./jun. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-30982007000100005

JOSLIN, M. F. A. Reseña de libro: Ball, S. J.; Maguire, M.; Braun, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016. 220 p. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2, p. 1-8, 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.2.011

LIMA, L. F.; SOUZA, B. S.; LUCE, M. B. A abordagem do ciclo de políticas nos Programas de Pós-Graduação brasileiros: um mapa das teses e dissertações. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 3, p. 1-29, 2018. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.008

LOPES, A. C. A teoria da atuação de Stephen Ball: E se a noção de discurso fosse outra? Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 25, p. 1-19, 2016. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.24.2111

LOPES, A.; MACEDO, E. Contribuições de Stephen Ball para o estudo de políticas de currículo. In: BALL, S.; MAINARDES, J. (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 249-283.

MACEDO, E. Por uma leitura topológica das políticas curriculares. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 26, p. 1-23, 2016. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.24.2075

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302006000100003

MAINARDES, J. Entrevista com o Professor Stephen Ball. Olhares, Guarulhos, v. 3, n. 2, p. 161-171, jul./dez. 2015.

MAINARDES, J. A pesquisa sobre Política Educacional no Brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, p. 1- 25, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698173480

MAINARDES, J. A abordagem do ciclo de políticas: explorando alguns desafios da sua utilização no campo da Política Educacional. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 12, 2018a. (no prelo).

MAINARDES, J. A pesquisa no campo da Política Educacional: perspectivas teórico-epistemológicas e o lugar do pluralismo. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, p. 1-21, 2018b. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230034

MAINARDES, J.; FERREIRA, M. S.; TELLO, C. Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In: BALL, S.; MAINARDES, J. (Orgs.). Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 143-172.

MAINARDES, J.; GANDIN, L. A. A abordagem do ciclo de políticas como epistemetodologia: usos no Brasil e contribuições para a pesquisa sobre políticas educacionais. In: TELLO, C.; ALMEIDA, M. L. P. (Org.). Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em Política Educacional. Campinas: Mercado de Letras, 2013a. p. 143-167.

MAINARDES, J.; GANDIN, L. A. Contributions of Stephen J. Ball to the research on educational and curriculum policies in Brazil. London Review of Education, v. 11, n. 3, p. 256-264, nov. 2013b. DOI: https://doi.org/10.1080/14748460.2013.840985

MAINARDES, J.; MARCONDES, M. I. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 303-318, jan./abr. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302009000100015

MAINARDES, J.; STREMEL, S. Informações sobre a abordagem do ciclo de políticas. Disponível em: Downloads - Abordagem do ciclo de políticas – Stephen Ball. Ponta Grossa: UEPG, 2015. Disponível em: . Acesso em: 9 abr. 2018.

MARCONDES, M. I.; FREUND, C.; LEITE, V. F. Resenha: Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 1028-1034, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.12i3.019

OLIVEIRA, A.; LOPES, A. C. A abordagem do ciclo de políticas: uma leitura pela teoria do discurso. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 38, p. 19-41, jan./abr. 2011.

PAVEZI, M. Políticas de Educação Especial no Estado de Alagoas. 2018. 222 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.

SÁTYRO, N.; SOARES, S. A infraestrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: um estudo com base nos censos escolares de 1997 a 2005. Brasília: Texto para Discussão n. 1267, 2007. Disponível em: <http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/1752/1/TD_1267.pdf>. Acesso em: 22 maio 2018.

SOARES NETO, J. J. et al. Uma escala para medir a infraestrutura escolar. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 24, n. 54, p. 78-99, jan./abr. 2013. DOI: https://doi.org/10.18222/eae245420131903

Downloads

Publicado

2018-06-22

Como Citar

PAVEZI, M. Contribuições da teoria da atuação: análise a partir de uma pesquisa sobre políticas de Educação Especial no contexto da prática. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 3, p. 1–19, 2018. DOI: 10.5212/retepe.v.3.009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12323. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Contribuições da abordagem do ciclo de políticas e da teoria da atuação para pesquisa em Política Educacional no Brasil