A Sociedade de Geografia de Lisboa e o Programa de Emigração: os reflexos no Pará

Autores

  • Anna Carolina de Abreu Coelho Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Maria de Nazaré dos Santos Sarges Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Sociedade de Geografia de Lisboa – Pará - Imigração

Resumo

Este artigo se propõe a analisar o papel da Sociedade de Geografia de Lisboa na política imigratória portuguesa partindo das questões propostas no documento produzido por essa sociedade intitulado Programma dos Trabalhos da Commissão d'emigração: Approvado e adoptado em sessão de 19 de jan. de 1894, relacionando essa documentação com os projetos de atração de imigrantes para o Estado do Pará.

Biografia do Autor

Anna Carolina de Abreu Coelho, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutora em História pela Universidade Federal do Pará. Professora Assistente do curso de História do Instituto de Estudos do Trópico Úmido da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Maria de Nazaré dos Santos Sarges, Universidade Federal do Pará

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas com pós-doutorado pela Universitat de Barcelona/ES. Professora titular da Universidade Federal do Pará, vinculada à Faculdade de História e ao Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará. 

Downloads

Publicado

2018-07-30

Como Citar

COELHO, A. C. de A.; SARGES, M. de N. dos S. A Sociedade de Geografia de Lisboa e o Programa de Emigração: os reflexos no Pará. Revista de História Regional, [S. l.], v. 23, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/10697. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos