“Muito serviço fez ao drama a pena do juiz”: O Conservatório Real de Lisboa, a regeneração do teatro português e a censura no século XIX (1836-1860)

Autores

  • Silvia Cristina Martins Souza Universidade estadual de londrina

Resumo

 Recorrentemente mencionado como modelo para os conservatórios dramáticos criados no Brasil, o Conservatório Real de Lisboa ainda é pouco estudado pelos historiadores brasileiros que se dedicam a pesquisar a censura teatral oitocentista. Esta lacuna foi o ponto de partida que deu origem a este artigo que tem por objetivo entender como esta instituição foi idealizada, organizada e atuou como um braço oficial do governo procurando contribuir para a criação de uma dramaturgia portuguesa e simultaneamente controlando a produção e circulação de bens culturais. Com ele pretendemos, adicionalmente, contribuir com subsídios para futuras pesquisas sobre a censura teatral brasileira oitocentista.

Biografia do Autor

Silvia Cristina Martins Souza, Universidade estadual de londrina

Professora Associada do Dep. d Historia da UEL. Trabalha com Brasil Império com acento para as relações entre literatura, teatro, música e hostoria

Downloads

Publicado

2018-07-30

Como Citar

SOUZA, S. C. M. “Muito serviço fez ao drama a pena do juiz”: O Conservatório Real de Lisboa, a regeneração do teatro português e a censura no século XIX (1836-1860). Revista de História Regional, [S. l.], v. 23, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/11204. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos