Bibliotecas, livros e jardins: os espaços e os objetos de saberes científicos nos relatos de viagem sobre as regiões do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia - 1815 e 1820

Autores

  • Daniela Casoni Moscato Doutora em História pela UFPR, Membro do CEibero - grupo de pesquisa Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos, Professora da SEED-PR.

Palavras-chave:

História das Ciências, História da Leitura

Resumo

O artigo analisa as concepções de Maximilian de Wied-Neuwied, Carl Friedrich Philipp von Martius e Johann Baptist Spix sobre os espaços e objetos de saberes no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Salvador entre 1815 e 1820. Por objetos e locais de saberes, entende-se que são veículos de circulaçãodos conhecimentos existentes no universo científico. Primeiramente, destaca-se o campo próprio da ciência moderna europeia e sua proliferação pelos espaços formais de conhecimento e pelas viagens filosóficas setecentistas e oitocentistas. Compreende-se como tais concepções sobre o mundo natural aparecem nos livros de viajantes que tiveram contanto com a ciência portuguesa na Metrópole e na Colônia. Num segundo momento, analisa-se esses elementos como recursos literários obrigatórios na literatura científica de viagem e símbolos de constatação do saberes sobre o mundo natural. Nesse sentido, tais temas são essenciaisem uma cultura científica pautada em particulares experiências, mas dependente de ciclos de acumulação e redes de sociabilidades. Essas práticas são percebidas quando os estrangeiros elaboram testemunhos de determinadas regiões brasileiras.

Biografia do Autor

Daniela Casoni Moscato, Doutora em História pela UFPR, Membro do CEibero - grupo de pesquisa Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos, Professora da SEED-PR.

Possui graduação em Licenciatura Em História pela Universidade Estadual de Londrina (1998), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e Doutorado pela Universidade Federal do Paraná (2017)com sanduíche na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Atualmente, é professora do Governo do Estado do Paraná e Professora Formadora no curso Licenciatura em História modalidade a distância UAB/UEPG. Tem experiência na área de História atuando principalmente nos seguintes temas: leituras, leitor, indivíduo, cultura, viagens e ciência.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

MOSCATO, D. C. Bibliotecas, livros e jardins: os espaços e os objetos de saberes científicos nos relatos de viagem sobre as regiões do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia - 1815 e 1820. Revista de História Regional, [S. l.], v. 23, n. 2, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/12014. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos