Imigração polonesa no Rio Grande do Sul e a I Guerra Mundial: as divisões na colônia polonesa através do relatório "A Missão Polaca"

Autores

  • Rhuan Targino Zaleski Trindade Universidade Federal do Paraná
  • Adriano Malikoski Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Primeira Guerra Mundial, Missão Polaca, Imigração Polonesa

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como a formação de uma Polonidade ou o devotamento étnico pela nacionalidade polonesa e seus conflitos étnicos-identitáiros foram importantes para o engajamento da imigração polonesa no Rio Grande do Sul em prol da independência da Polônia, no cenário da Primeira Guerra Mundial.  Teoricamente buscamos nos preceitos da História Cultural e em autores como  Bourdieu (1989), Hobsbawm (2008) e Barth (1998) analizar diferentes documentos dando ênfase especial ao relatório da “Missão Polaca” produzido por Miguel Chmielewski, enquanto juiz distrital da sede do município de São Leopoldo-RS em 30 de março de 1918, ao então governador do estado, Borges de Medeiros. Existiam múltiplas vinculações entre os poloneses emigrados, durante a emergência do conflito mundial em referência à possibilidade de retorno da independência polonesa após mais de um século de dominação estrangeira. Ademais por ser um relatório para o presidente do Estado, buscou-se demonstrar o engajamento dos imigrantes com os aliados, então apoiados oficialmente pelo Brasil.

Biografia do Autor

Rhuan Targino Zaleski Trindade, Universidade Federal do Paraná

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná. Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor colaborador da Universidade Estadual do Centro-Oeste - Irati-PR

Adriano Malikoski, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Educação e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. É professor nas áreas de Educação e filosofia na mesma universidade

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

ZALESKI TRINDADE, R. T.; MALIKOSKI, A. Imigração polonesa no Rio Grande do Sul e a I Guerra Mundial: as divisões na colônia polonesa através do relatório "A Missão Polaca". Revista de História Regional, [S. l.], v. 23, n. 2, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/12114. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Novas perspectivas sobre a História das Migrações