Os primórdios da imprensa paulista: José da Costa Carvalho, fundador de O Farol Paulistano (1827-1831)

Autores

  • Marisa Midori Deaecto

Palavras-chave:

São Paulo, imprensa, intelectuais, elite política, newspaper, intellectuals, political groups

Resumo

A difusão da imprensa no Brasil coincide com o próprio processo de formação do Estado-nacional. De 1808 a 1831, o jornal impresso logrou conquistar amplo espaço nos meios intelectuais e políticos da Corte e das províncias. Outrossim, ele ganhou as ruas, sendo importante veículo de formação da opinião pública. Discutimos neste artigo o aparecimento da imprensa na cidade de São Paulo, abordando aspectos ainda pouco conhecidos: a vida intelectual no burgo planaltino nas primeiras décadas do Oitocentos; a composição das elites locais, que se inserem na trama política nacional; e o perfil intelectual de José da Costa Carvalho, fundador de O Farol Paulistano, primeiro jornal impresso da cidade de São Paulo. A análise se pauta na leitura de exemplares do jornal citado e na apreciação do inventário da biblioteca de nosso personagem, o que nos permitiu acompanhar não apenas o discurso explicitado na folha semanal por ele editada, bem como suas matrizes intelectuais.

Biografia do Autor

Marisa Midori Deaecto

Doutora em História-FFLCH-USP. Autora de Comércio e vida urbana na cidade de São Paulo (1889-1930), São Paulo, Editora Senac, 2002.

Downloads

Publicado

2008-02-26

Como Citar

DEAECTO, M. M. Os primórdios da imprensa paulista: José da Costa Carvalho, fundador de O Farol Paulistano (1827-1831). Revista de História Regional, [S. l.], v. 12, n. 2, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2246. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos