Concurso Rainha da soja: atos e gestos da beleza feminina em Ponta Grossa, Paraná (década de 1970)

Autores

  • Adriana Terezinha Mello Cançado CESCAGE

Palavras-chave:

concurso de beleza, economia, política, feminilidade, beauty pageant, ritual, feminility

Resumo

No presente artigo, propõe-se a apresentação dos atos e dos gestos que instituíram o Concurso Rainha da Soja, em Ponta Grossa, Paraná, entre os anos de 1971 e 1980. Estas considerações resultam das primeiras aproximações com o tema e procuram recompor o evento na sua forma, integrado na conjuntura socioeconômica do período, tanto na alçada local, quanto na esfera dos discursos militares relativos à produção da soja. Partiu-se do princípio de que o concurso foi um espaço de criação e reprodução de símbolos instituintes de comportamentos femininos. Complementarmente, pondera-se que os dirigentes da multinacional responsável pelo patrocínio e pela organização do concurso o tenham vivenciado como um espaço possível de reconhecimento simbólico e partilhamento da convivência social local. Dessa forma, estruturou-se este artigo em três momentos: o primeiro, alinha as especificidades contextuais de Ponta Grossa; o segundo, trata da forma assumida pelo concurso e por fim, procura entrelaçar a compreensão de seu conteúdo à releitura de seus significados.

Biografia do Autor

Adriana Terezinha Mello Cançado, CESCAGE

Graduada em História, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Pr. Na mesma instituição cursei Especialização em Cultura e Sociedade. Sou Mestre em História, Linha Espaço e Sociabilidades, pela Universidade Federal do Paraná, instituição onde atualmente curso o Doutorado em História, na mesma linha. (Defesa prevista para janeiro de 2008). Exerço a docência no Ensino Superior atuando em diversas áreas do conhecimento, como Administração, Letras, Tecnologia em Recursos Humanos e Pedagogia com a disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa. No curso de Direito ministro a disciplina de Sociologia Geral.

Downloads

Publicado

2008-03-08

Como Citar

CANÇADO, A. T. M. Concurso Rainha da soja: atos e gestos da beleza feminina em Ponta Grossa, Paraná (década de 1970). Revista de História Regional, [S. l.], v. 12, n. 2, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2250. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos