Histórias de vida às margens do rio Paraná

Autores

  • Eduardo Romero Oliveira Unesp

Palavras-chave:

História, memória

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar alguns resultados da pesquisa histórica sobre o povoamento das margens do Rio Paraná no século XX. Priorizou-se 16 municípios às margens do Rio Paraná, em função do histórico de povoamento e impacto do enchimento do lago da Usina Sérgio Mota. A pesquisa utilizou o método de coleta de histórias de vida, priorizada a entrevista com antigos moradores, trabalhadores na construção da usina e reassentados. As entrevistas permitiram recolher 210 depoimentos sobre: condições humanas de ocupação; o ambiente natural; vida cotidiana; práticas de trabalho rural; e memória do enchimento do lago da usina. Estes resultados subsidiaram a instalação do Museu de Memória Regional (Porto Primavera, SP), com exposição sob nossa curadoria.

Biografia do Autor

Eduardo Romero Oliveira, Unesp

Graduação em História (Unicamp), Mestre em História Social (USP), Doutor em Filosofia (USP). Atualemten Professor Assistente Doutor na Unesp/História

Downloads

Publicado

2009-03-12

Como Citar

OLIVEIRA, E. R. Histórias de vida às margens do rio Paraná. Revista de História Regional, [S. l.], v. 13, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2275. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.