As paisagens do passado no Sul de Minas: os ambientes no município de Alfenas e seu entorno (décadas de 1870-1920)

Autores

  • Marcos Lobato Martins Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Palavras-chave:

História Ambiental, Paisagens rurais, Ambientes pretéritos, Sul de Minas, Alfenas

Resumo

Este artigo reconstitui aspectos dos ambientes do passado no Sul de Minas, especialmente na área do médio rio Sapucaí, no decorrer do período entre as décadas de 1870-1920, época de transição da produção diversificada de mantimentos para a agroexportação cafeeira. As paisagens rurais pretéritas de Alfenas e seu entorno constituem o foco da investigação, a qual lança mão de fontes diversas: relatos de viajantes-naturalistas dos séculos XIX e XX, textos de memorialistas da região, matérias da imprensa regional, relatórios governamentais, inventários, testemunhos de antigos moradores e o trabalho de campo.

Biografia do Autor

Marcos Lobato Martins, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professor adjunto da Faculdade Interdisciplinar de Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Diamantina. Doutor em História Econômica pela USP.

Downloads

Publicado

2014-07-23

Como Citar

MARTINS, M. L. As paisagens do passado no Sul de Minas: os ambientes no município de Alfenas e seu entorno (décadas de 1870-1920). Revista de História Regional, [S. l.], v. 19, n. 1, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/6006. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos