Imigrantes, vida mercantil e hierarquias sociais: o processo de diferenciação socioeconômica de comerciantes portugueses em duas vilas litorâneas (Morretes e Paranaguá, 1805-1850)

Autores

  • André Luiz Moscaleski Cavazzani Universidade Federal do Paraná
  • Sandro Aramis Richter Gomes UFPR

Palavras-chave:

História Social

Resumo

Neste artigo é realizada uma abordagem sobre o processo de diferenciação social de cinco comerciantes portugueses radicados em duas vilas litorâneas – Morretes e Paranaguá – no período que abrange os anos de 1805 e 1850. Nessa época, ambas as vilas pertenciam à jurisdição da Província de São Paulo. Nesse âmbito, demonstra-se que os principais fatores dessa diferenciação eram as condições desiguais de envolvimento no mercado de crédito, bem como as condições desiguais de participação na vida política. Em suma, o estudo empreendido neste artigo enraíza-se em uma discussão acerca das razões diferenças socioeconômicas entre imigrantes portugueses no recorte temporal que abrange o final do período colonial e o Segundo Reinado.

         

Biografia do Autor

André Luiz Moscaleski Cavazzani, Universidade Federal do Paraná

Graduado em História pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em História, Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Paraná. Doutor em História Social pela Universidade de Sâo Paulo.

PDJ/CNPQ Universidade Federal do Paraná. 

Sandro Aramis Richter Gomes, UFPR

Mestre em História, cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Paraná. Doutorando em História no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Paraná. 

Downloads

Publicado

2014-12-09

Como Citar

MOSCALESKI CAVAZZANI, A. L.; RICHTER GOMES, S. A. Imigrantes, vida mercantil e hierarquias sociais: o processo de diferenciação socioeconômica de comerciantes portugueses em duas vilas litorâneas (Morretes e Paranaguá, 1805-1850). Revista de História Regional, [S. l.], v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/6524. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.