História das ginásticas em Goiás, 1866-1916

Autores

  • Cleber Dias Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

História, Ginástica, Goiás

Resumo

Esse trabalho analisa a história das ginásticas em Goiás entre 1866 e 1916, período que corresponde às primeiras iniciativas de organização dessa prática na região. Em Goiás, foram três as primeiras e principais instâncias responsáveis por esse processo: a imprensa, a Companhia de Aprendizes Militares e as companhias circenses e teatrais. Além disso, secundariamente, tentativas de inclusão da ginástica no Instituto Episcopal ou a existência de livros sobre o assunto na biblioteca pública da região também são consideradas. O trabalho procura compreender a variabilidade de significados possíveis das ginásticas, considerando não apenas os aspectos higiênicos, racionais e utilitaristas, dessas práticas, mais enfatizados na historiografia sobre o assunto, mas também seus aspectos lúdicos e festivos. Busca-se também uma articulação com problemas da história regional, particularmente o modo como Goiás é tradicionalmente representado, isto é, lugar atrasado, isolado e decadente. Nesse sentido, a articulação de apresentações de ginástica com outros mecanismos de comercialização de diversões problematiza esses modos de representação.

Biografia do Autor

Cleber Dias, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação Física pela Unicamp e mestre em História Comparada pela UFRJ. É professor da Universidade Federal de Goiás, no Programa de Pós-Graduação do Núcleo Interdisciplinar de Direitos Humanos, onde se dedica ao desenvolvimento e orientação de estudos históricos do lazer e do esporte. Publicou e organizou diversos livros sobre o assunto, bem como artigos em coletâneas e periódicos nacionais e internacionais (Argentina, Colômbia, Portugal, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos).

Downloads

Publicado

2014-12-09

Como Citar

DIAS, C. História das ginásticas em Goiás, 1866-1916. Revista de História Regional, [S. l.], v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/6715. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos