Cultivar a razão, educar e civilizar os povos: a filosofia das Luzes no mundo português

Autores

  • Ana Cristina Araújo Universidade de Coimbra

Palavras-chave:

Luzes, artes e ciências, educação, progresso, civilização, Portugal, Brasil.

Resumo

A singularidade do movimento das Luzes em Portugal decorre do processo de seleção e adaptação de conceitos e valores veiculados pela literatura europeia, no século XVIII. A aceitação do paradigma newtoniano condiciona fortemente o sentido do debate filosófico na esfera pública. A crise de interpretações instala-se no espaço metodológico da crítica, com evidentes consequências nos campos antropológico, moral e religioso. As modificações introduzidas na auto-representação dos homens de letras contribuem para a progressiva autonomia do estatuto do professor e consequente reconhecimento do papel da educação na sociedade. Generaliza-se a ideia de que as artes e as ciências desempenham um papel de primeira grandeza no progresso dos povos. O binomio conceptual educação/ civilização condiciona, a partir dos anos quarenta do século XVIII, o reformismo pedagógico ensaiado na metrópole e na América Portuguesa.

Biografia do Autor

Ana Cristina Araújo, Universidade de Coimbra

Professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Investigadora do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra. Autora, entre outros, dos livros de: A morte em Lisboa. Atitudes e Representações (1700-1830), Lisboa, 1997; A Cultura das Luzes em Portugal. Temas e Problemas, 2003; O Terramoto de 1755. Lisboa e a Europa, Lisboa 2005. Coordenou e foi co-autora de O Marquês de Pombal e a Universidade, Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2000; e O Terramoto de 1755. Impactos Históricos, Lisboa, 2007. Participou em mais de vinte obras colectivas nacionais e estrangeira, com destaque para a História de Portugal (dir. José Mattoso), Lisboa, 1993; e L’Esprit de l’Europe (dir. Antoine Compagnon et Jacques Seebacher), Paris, 1993. Integrou o grupo de trabalho do Diccionario político y social del mundo iberoamericano, La Era de las Revoluciones, 1750-1850, I –Iberconceptos, (dir.Javier Fernández Sebastiían, Madrid, 2009. Tem publicado numerosos trabalhos sobre o período das invasões francesas em Portugal.

Downloads

Publicado

2014-12-09

Como Citar

ARAÚJO, A. C. Cultivar a razão, educar e civilizar os povos: a filosofia das Luzes no mundo português. Revista de História Regional, [S. l.], v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/7075. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê As formas e as funções escritas da palavra no Antigo Regime Luso-brasileiro