Escrita e municipalismo na transição do Brasil colônia e na ideação do Brasil independente

Autores

  • Justino Pereira de Magalhães Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Município, Brasil colônia, escrituração municipal, escrita-processo sociopolítico, ideação do Brasil independente

Resumo

A história das câmaras municipais inclui funções de representação, integração, preservação da identidade, fomento do local. Os concelhos eram instâncias judiciais, governativas, econômicas; ao desenvolverem-se, os concelhos tornaram-se também sociais, culturais, pedagógicos. A estrutura concelhia foi primordial na política, na administração e na escrituração da sociedade colonial. Serviu os interesses da coroa e serviu o interesse das elites locais. Na transição do Brasil colônia, os municípios representaram e congregaram as forças vivas locais no caminho do progresso, da reforma do Estado e na conquista da soberania. Deram ânimo e sentido às mudanças, construindo um lema para a vontade política – sentimento nacionalista. O Brasil independente reservou aos municípios um excepcional e inovador papel no fomento da escolarização.

Biografia do Autor

Justino Pereira de Magalhães, Universidade de Lisboa

Justino Pereira de Magalhães. É Professor Catedrático na Universidade de Lisboa. Publicou 30 artigos em revistas especializadas e 9 trabalhos em actas de eventos, possui 43 capítulos de livros e 24 livros publicados. Participou em 36 eventos no estrangeiro e 30 em Portugal. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Actua na área de Ciências da Educação Nas suas actividades profissionais interagiu com 20 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Downloads

Publicado

2014-12-09

Como Citar

MAGALHÃES, J. P. de. Escrita e municipalismo na transição do Brasil colônia e na ideação do Brasil independente. Revista de História Regional, [S. l.], v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/7084. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê As formas e as funções escritas da palavra no Antigo Regime Luso-brasileiro