A maçonaria moderna nas malhas do Santo Ofício no Império Português no setecentos

Autores

  • Virginia Maria Trindade Valadares Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Maçonaria, Iluminismo, Inquisição

Resumo

O meu desiderio, nesse estudo é analisar os pedreiros livres no contexto da doutrina Iluminista do século XVIII, assim como as disputas pelo poder entre a Maçonaria e a Igreja Católica, demonstrando aspectos de identidade morais e religiosas entre ambas. No seio da maçonaria setecentista não havia uma identidade única, ao contrário, as opções ideológicas eram um tanto quanto contraditórias, e nem se quer podemos dizê-la politizada, pois apesar de estar aberta ao Iluminismo, com ele não tinha identidade; era antifilosofismo, mas ao mesmo tempo estava distanciada dos cânones da Contra Reforma e do conservadorismo tridentino. Estes maçons, pedreiros livres, foram presos pelo Santo Oficio português por serem considerados hereges e libertinos.

Biografia do Autor

Virginia Maria Trindade Valadares, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pós Doutorado em História Moderna pela Universidade Nova de Lisboa no período de 2008 á 2011, com bolsa da Fundação para Ciência e Tecnologia-FCT, Lisboa, Portugal. Doutorado em História da Expansão e dos Descobrimentos Portugueses pela Universidade de Lisboa (2002), com bolsa concedida pela Fundação para Ciência e Tecnologia-FCT, Lisboa, Portugal; Mestrado em História da Expansão e dos Descobrimentos Portugueses pela Universidade de Lisboa (1997); Graduação em História pelo UNIBH - Centro Universitário de Belo Horizonte (1974). Pesquisadora do Centro de História d'Aquém e d'Além-mar (CHAM), Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal. Professsora aposentada da UFMG-COLTEC e atualmente professora Adjunto IV do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atuando também como Coordenadora de Pesquisa do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica da mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisa Companhia das Índias, da Universidade Federal Fluminense (UFF); Membro do Grupo de Pesquisa GCEAP, História da Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de História, da PUC Minas. Tem experiência na área de História Moderna, com ênfase em História da Expansão e dos Descobrimentos Portugueses, atuando principalmente em História comparada Brasil - Portugal com enfoque na administração e política metropolitana e nas elites intelectuais do século XVIII.

Downloads

Publicado

2014-12-09

Como Citar

VALADARES, V. M. T. A maçonaria moderna nas malhas do Santo Ofício no Império Português no setecentos. Revista de História Regional, [S. l.], v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/7094. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê As formas e as funções escritas da palavra no Antigo Regime Luso-brasileiro