Educação de meninas na América portuguesa: das instituições de reclusão à vida em sociedade (séculos XVIII e início do XIX)

Autores

  • Leila Mezan Algranti Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

educação feminina, civilidade, gênero

Resumo

A exemplo do que sucedia em Portugal, a educação das meninas na America portuguesa, envolvia aspectos mais amplos do que aprender as primeiras letras. Com base em documentos de caráter normativo, tais como: tratados de educação, planos de estudos e manuais de boas maneiras e civilidade pretende-se refletir sobre as representações da sociedade em relação às mulheres e o que se esperava que elas aprendessem para melhor desempenharem suas funções e atuarem em sociedade.

Biografia do Autor

Leila Mezan Algranti, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo; mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo . Atualmente é professora titular de História do Brasil na Universidade Estadual de Campinas, Pesquisadora nivel 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico . Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas da história cultural: escravidão, história dos livros e da leitura, alimentação, vida religiosa no Brasil colônia e estudos de gênero.

Downloads

Publicado

2014-12-09

Como Citar

ALGRANTI, L. M. Educação de meninas na América portuguesa: das instituições de reclusão à vida em sociedade (séculos XVIII e início do XIX). Revista de História Regional, [S. l.], v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/7190. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê As formas e as funções escritas da palavra no Antigo Regime Luso-brasileiro