Diferentes vivências: a Revolta dos Colonos de 1957 em Verê/PR

Autores

  • Tiago Arcanjo Orben PUC-RS

Palavras-chave:

Sudoeste do Paraná, História oral, Experiências sociais, Memória.

Resumo

Este artigo apresenta distintas percepções sobre a Revolta dos Colonos de 1957, ocorrida no Sudoeste do Paraná. O levante envolveu diferentes interesses, no campo social, político e econômico, tais aspectos inserem-se em um contexto específico de disputas pela terra na região. Assim, neste artigo o objetivo é refletir narrativas de personagens que participaram ou vivenciaram a Revolta dos Colonos no município de Verê. Através da história oral são apresentadas as experiências de sujeitos que viveram o período ou presenciaram o conflito social, destacando suas trajetórias de vida, seus modos de viver e lutas na terra. A discussão procura privilegiar os sujeitos da Revolta, pessoas sem vínculos com partidos políticos, que não participaram de manifestações comemorativas, mas que possuem muitas memórias a apresentar sobre suas trajetórias de vida. Essas memórias são distintas da Revolta vista por meio de uma memória comemorativa, que além de exaltar de diferentes formas inúmeros sujeitos do meio público político, exclui e minimiza a presença dos colonos, que aqui são entendidos e apresentados como protagonistas de suas conquistas.

Biografia do Autor

Tiago Arcanjo Orben, PUC-RS

Doutorando em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Bolsista Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Orientador Prof. Dr. Luis Carlos dos Passos Martins. Email: tiagoaorben@gmail.com

Downloads

Publicado

2016-08-02

Como Citar

ORBEN, T. A. Diferentes vivências: a Revolta dos Colonos de 1957 em Verê/PR. Revista de História Regional, [S. l.], v. 21, n. 1, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/8026. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos