Imagens impressas: a Revista do Paraná como suporte das primeiras litografias na Curitiba oitocentista (1887)

Autores

Palavras-chave:

Litografia no Paraná, Revista do Paraná, imagem e história

Resumo

Este artigo analisa aspectos da introdução das imagens em litografia no Paraná por meio da Revista do Paraná, que circulou em Curitiba em 1887. Publicado pelo professor e jornalista Nivaldo Braga (1852-1924) e ilustrado pelo artista litógrafo catalão Narciso Figueras (1854-?), o periódico é considerado o primeiro na então Província a enfatizar a imagem em sua proposta editorial. Possuindo forte acento regionalista, a Revista do Paraná se relaciona com o esforço de modernização da sociedade paranaense por meio da melhoria de suas oficinas gráficas e da iniciativa de oferecer ao leitor um material gráfico que privilegiava a imagem como elemento de um imaginário em construção. Embora com duração efêmera, a iniciativa inspirou outros projetos editoriais do período, aproximando os leitores da produção de seus artistas por meio da veiculação de retratos de personalidades paranaenses e paisagens locais, e contribuindo para a ampliação de sua visão de mundo.

Biografia do Autor

Dulce Regina Baggio Osinski, UFPR

Artista plástica e pesquisadora formada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1983), com mestrado (1998) e doutorado (2006) em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1998). Professora do curso de Artes Visuais e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná Integra o Grupo de Pesquisaem História Intelectualda Educação (GPHIE) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Modernidade (NEPHEM), sendo também coordenadora Grupo de Pesquisaem Artes Visuaisda UFPR.  Possui publicações nas áreas de Arte e Educação, com ênfaseem Artes Plásticase História da Educação. Como artista plástica, possui obras em acervos de instituições no Brasil e exterior, tendo realizado exposições em instituições no Brasil e no exterior e conquistado diversos prêmios.

Iriana Nunes Vezzani, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Pesquisadora e Artista plástica licenciada em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná. Mestre e Doutoranda em Educação pela linha de pesquisa em História e Historiografia da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR.

Downloads

Publicado

2016-08-02

Como Citar

OSINSKI, D. R. B.; VEZZANI, I. N. Imagens impressas: a Revista do Paraná como suporte das primeiras litografias na Curitiba oitocentista (1887). Revista de História Regional, [S. l.], v. 21, n. 1, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/8152. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos