A imprensa paulista na década de 1870: locus de divulgação e circulação de impressos

Autores

  • Célia Regina Silveira Universidade Estadual de Londrina/Departamento de História

Palavras-chave:

História Cultural

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a circulação de livros e impressos na Província de São Paulo com base na discussão realizada nos e pelos próprios periódicos acerca do contexto da imprensa e dos leitores na Província de São Paulo, no decênio de 1870. Afinal, eram os jornais um dos principais suportes de veiculação da propaganda dos livros e impressos, isto é, constituíam-se em um dos meios que tornavam possível dar a conhecer o universo do repertório de impressos disponíveis para o público leitor. Junto a esse propósito, procurar-se-á, ainda que de forma parcial, mostrar quem eram os livreiros e agentes de livrarias que compareciam nos jornais pesquisados, a fim de reunir elementos que permitam mostrar como se davam as conexões do comércio de impressos na Província de São Paulo, na década mencionada.

Biografia do Autor

Célia Regina Silveira, Universidade Estadual de Londrina/Departamento de História

Gradou-se em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em 1993, onde também concluiu seu Mestrado em 1997 e seu doutorado em 2006, ambos no Departamento de História da Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Desenvolveu estágio pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), entre 2010 e 2012. Foi Bolsita do CNPq na iniciação científica e da FAPESP no mestrado. É professora Associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), atuando principalmente nos seguintes temas: história e literatura, práticas letradas no Brasil do século XIX e historiografia brasileira. É lider do grupo de pesquisa "Cultura e Política na América Portuguesa e no Império do Brasil (séculos XVIII e XIX)", registrado no CNPq e que congrega outros pequisadores.

  

Downloads

Publicado

2016-12-19

Como Citar

SILVEIRA, C. R. A imprensa paulista na década de 1870: locus de divulgação e circulação de impressos. Revista de História Regional, [S. l.], v. 21, n. 2, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/9149. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.