Pesquisa encarnada e ‘Partir de si’: a articulação teórico-metodológica na narrativa de mulheres sobre o Ato Público 'Somos todxs Adelir' (Florianópolis, 2014)

Autores

  • Daniele Beatriz Manfrini UFSC
  • Rosanna Cima Università Degli Studi di Verona

Palavras-chave:

pesquisa encarnada, feminismo italiano, narrativa de mulheres, violência obstétrica, ação política

Resumo

O artigo articula os aspectos teórico-metodológicos e o percurso em si de uma pesquisa em curso, com a proposta da pesquisa encarnada, que pressupõe o partir de si e a interação com as mulheres enquanto uma restituição contínua durante todo o processo de pesquisa.A pesquisa encarnada e o partir de si são propostas feministas que pressupõem que o corpo é lugar principal de se fazer pesquisa e a experiência pessoal da pesquisadora é o mobilizador de seu envolvimento com o tema, que encontra ressonância nas vivências das pesquisadas e torna-se uma ação política coletiva. As interações antes, durante e após o trabalho de campo e a restituição como um contínuo são ferramentas necessárias para compreender a pesquisa como um percurso de encontros e trocas entre os sujeitos da pesquisa. A narrativa e o genograma são apresentados como instrumentos que reforçam outros olhares e análises conjuntas entre pesquisadora e pesquisadas. Apresenta-se a pesquisa em curso com mulheres participantes do Ato Público Somos Todxs Adelir, contra a violência obstétrica, em Florianópolis no ano de 2014 a partir de suas trajetórias relacionadas à maternidade e motivações para a participação política em torno do tema. O Ato público representou uma ação política importante na emergência contemporânea da temática da violência obstétrica em Florianópolis, com repercussão em âmbito institucional do Ministério Público, grupos e uma entidade de apoio. Articulando ao relato das interações entre as sujeitas são apresentadas partes das narrativas das mulheres sobre seus partos, violências sofridas e envolvimento com o tema.

Biografia do Autor

Daniele Beatriz Manfrini, UFSC

Assistente Social do Ministério Público de Santa Catarina, doutoranda em Ciências Humanas na Universidade Federal de Santa Catarina.

Rosanna Cima, Università Degli Studi di Verona

Professora do Departamento de Filosofia, Pedagogia, Psicologia Università degli Studi di Verona

Downloads

Publicado

2016-12-19

Como Citar

MANFRINI, D. B.; CIMA, R. Pesquisa encarnada e ‘Partir de si’: a articulação teórico-metodológica na narrativa de mulheres sobre o Ato Público ’Somos todxs Adelir’ (Florianópolis, 2014). Revista de História Regional, [S. l.], v. 21, n. 2, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/9157. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Partos, parteiras e maternidade: tecnologias e políticas do corpo