O fim de uma company town: do processo de estatização às manifestações dos trabalhadores da Southern Brazil Lumber and Colonization Company (1940-1956)

Autores

  • Soeli Regina Lima Universidade do Contestado
  • Alexandre Assis Tomporoski UnC- Universidade do Contestado

Palavras-chave:

empresas incorporadas, serraria Lumber, trabalhadores.

Resumo

O presente trabalha analisa o processo de estatização da Southern Brasil Lumber and Colonization Company, conhecida popularmente como serraria Lumber e da consequente manifestação dos trabalhadores. Sendo a maior serraria da América do Sul, no inicio do século XX, ela implantou uma company town no município de Três Barras-SC. No ano de 1940 a serraria foi estatizada. Nesta fase a administração estava subordinada a Superintendência das Empresas Incorporadas a União que investiu tanto na produção como na infraestrutura do patrimônio edificado. No ano de 1952 ocorreu a transferência da serraria Lumber para o Ministério do Exército.  Foram anos de indecisão quanto ao futuro dos trabalhadores e de atraso nos pagamentos. As manifestações por direitos trabalhistas aconteceram via correspondências e encontros com representantes do governo. Para realização da pesquisa foram consultadas as seguintes fontes: imprensa escrita, documentos de ordem legal, correspondências da Superintendência das Empresas Incorporadas a União, entrevistas semiestruturadas e referencial bibliográfico. Concluiu-se que contribuíram para a solução da crise trabalhista a organização dos trabalhadores, somada aos interesses da representação política e a participação da imprensa. Muitos trabalhadores migraram para outras cidades e a economia local entrou em declínio. Quando da decisão final sobre a situação trabalhista, em 1956, dos 809 trabalhadores que contava a serraria Lumber em 1943, restaram apenas 37 que optaram por permanecer em suas funções, no Ministério da Guerra e 136 que “espontaneamente” resolveram demitir-se.

 

Biografia do Autor

Soeli Regina Lima, Universidade do Contestado

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2007), com especialização em História do Brasil e Graduada em História pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União Vitória. É membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu, Academia de Letras do Brasil- Canoinhas. Docente da UnC- Universidade do Contestado, com experiência na área de História e Geografia, atuando principalmente nos  temas: história e memória, patrimônio histórico, desenvolvimento regional e Guerra do Contestado.

Alexandre Assis Tomporoski, UnC- Universidade do Contestado

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003), mestrado (2006) e doutorado (2013) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sua atuação concentra-se nas áreas de História Social, história do Contestado e História do Trabalho no Brasil. Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e de diversos cursos de graduação da Universidade do Contestado (UnC), campus Canoinhas, onde também coordena o Núcleo de Pesquisa em História. É membro do Grupo de Investigações sobre o Movimento do Contestado (GIMC), com certificação junto ao CNPQ e que reúne pesquisadores de várias instituições brasileiras.

Downloads

Publicado

2017-07-27

Como Citar

LIMA, S. R.; TOMPOROSKI, A. A. O fim de uma company town: do processo de estatização às manifestações dos trabalhadores da Southern Brazil Lumber and Colonization Company (1940-1956). Revista de História Regional, [S. l.], v. 22, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/9501. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos