Convergências de interesses e disputas: as interações e conflitos políticos e religiosos entre Católicos e Evangélico-luteranos no Rio Grande do Sul (análises sobre o município de Novo Hamburgo, década de 1920)

Autores

  • Rodrigo Luis dos Santos Instituto Superior de Educação Ivoti - ISEI

Palavras-chave:

Política. Religião. Católicos. Evangélico-Luteranos.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as relações políticas e sociais estabelecidas por dois grupos confessionais no Rio Grande do Sul da década de 1920, tendo como local o município de São Leopoldo e o seu então segundo distrito, Novo Hamburgo. Nesse ambiente, diferentes interesses entraram em jogo, ora estabelecendo uma relação de interação entre estes diferentes grupos confessionais, ora deflagrando diversos conflitos e disputas por espaço de atuação e poder. Deste modo, política e religião convergem em uma estreita vinculação, visando, sobretudo, o exercício de força e poder diante dos demais agentes históricos envolvidos. Através desta apreciação crítica, é possível compreender as estratégias de inserção política e social e de manutenção de poder por estes grupos, que excedem o recorte espacial proposto, e que foram marcantes no Rio Grande do Sul já no período imperial, ascendendo consideravelmente após a instalação da República.

Biografia do Autor

Rodrigo Luis dos Santos, Instituto Superior de Educação Ivoti - ISEI

Possui mestrado em História (bolsista FAPERGS/CAPES) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2016) e graduação em Licenciatura Plena em História pela mesma instituição (2013). Professor no Curso de Graduação em Licenciatura em História e em Cursos de Especialização do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI) e membro da Equipe Editorial da Revista Acadêmica Licencia&acturas. Esteve vinculado ao Núcleo de Estudos Teuto-Brasileiros (NETB) do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UNISINOS (2011-2016). Tem experiência como professor no Ensino Fundamental e Médio. Atuou como historiador voluntário e coordenador de estágios no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (2013-2016). Integrante, na qualidade de pesquisador, do grupo de pesquisa (CNPq) Núcleo de Estudos de História da Imigração (NEHI), na linha de pesquisa Espaço, Economia e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade de Passo Fundo (UPF). É membro e atual presidente (Gestão 2016-2017) da Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras (ANPHCTB) e sócio da Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS). Integrante do Fórum Setorial de Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Bom e representante do mesmo, na qualidade de conselheiro titular, no Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (biênio 2016-2018). Tem interesse e atua nos seguintes temas: imigração e sua contextualização social e política; relações interétnicas; formação de redes sociais; organização social; educação, política e religião; Brasil e Rio Grande do Sul imperial e republicano (Primeira República e Período Vargas); Estado Novo, nacionalismo e ações de nacionalização; patrimônio, museus, acervos e arquivos documentais e históricos; ensino de História. 

Downloads

Publicado

2017-07-27

Como Citar

DOS SANTOS, R. L. Convergências de interesses e disputas: as interações e conflitos políticos e religiosos entre Católicos e Evangélico-luteranos no Rio Grande do Sul (análises sobre o município de Novo Hamburgo, década de 1920). Revista de História Regional, [S. l.], v. 22, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/9533. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos