Imigração, absorção social e matrimônio: trajetórias de açorianos e reinóis na Vila de Paranaguá (Capitania de São Paulo, década de 1780)

Autores

  • André Luiz Moscaleski Cavazzani Universidade Federal do Paraná
  • Sandro Aramis Richter gomes Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

história regional, hierarquias sociais, brasil colônia, imigração

Resumo

Este artigo comporta uma investigação acerca dos processos de inserção de seis imigrantes açorianos e reinóis na vila de Paranaguá ao longo dos anos 1780. O objetivo fundamental deste estudo é evidenciar as condições socioeconômicas desse contingente de imigrantes no contexto em que contraíram matrimônio. Desse modo, trata-se de salientar a natureza das ocupações econômicas desses imigrantes e o perfil dos indivíduos que compunham o seu círculo de relações sociais. Inicialmente, demonstra-se que, naquele decênio, os imigrantes estavam distribuídos em três categorias profissionais (comerciantes de secos e molhados, marítimos e artífices). Assim, argumenta-se que esses açorianos e reinóis, ao tempo de seu matrimônio, estavam acomodados em posições subalternas na vida comercial da vila de Paranaguá. Em sua maior parte, esses imigrantes se estabeleceram em Paranaguá na menoridade e foram treinados precocemente nas lides comerciais. Nesse contexto, a inserção no mercado matrimonial e a abertura de um pequeno comércio varejista eram os limites das oportunidades desses portugueses. Segundo, é evidenciado que naquela vila os imigrantes não afortunados formavam uma comunidade paralela à dos imigrantes abastados. Assim, os imigrantes de origem portuguesa cujas trajetórias são estudas neste artigo pertenciam a um circuito de relações sociais composto por imigrantes detentores de uma condição social modesta. Portanto, este artigo desenvolve um entendimento acerca das características e dos limites das oportunidades sociais angariadas por imigrantes que se estabeleceram em uma área do litoral sul da Capitania de São Paulo.

Palavras-chave: hierarquia social; matrimonio; sociedade litorânea; imigração.

Biografia do Autor

André Luiz Moscaleski Cavazzani, Universidade Federal do Paraná

graduado em História pela Universidade Federal do Paraná

Mestre em História, Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Paraná

Doutor em História Social pela Universidade de Sâo Paulo

PDJ/CNPQ Universidade Federal do Paraná. 

Sandro Aramis Richter gomes, Universidade Federal do Paraná

mestre me história

Doutorando no programa de pós graduação da Universidade Federal do Paraná 

Downloads

Publicado

2017-07-27

Como Citar

MOSCALESKI CAVAZZANI, A. L.; GOMES, S. A. R. Imigração, absorção social e matrimônio: trajetórias de açorianos e reinóis na Vila de Paranaguá (Capitania de São Paulo, década de 1780). Revista de História Regional, [S. l.], v. 22, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/9583. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos