Psicologia e Heterotopias: Um Estudo sobre a Prostituição de Mulheres Adultas em um Município do Interior do Estado de Mato Grosso do Sul

Autores

  • Luciana Codognoto da Silva Pós-Doutoranda em Psicologia - UNESP/Assis. Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP/Assis. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPNA.
  • José Sterza Justo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Assis.
  • Wiliam Siqueira Peres Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Assis.

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.9.i1.0004

Palavras-chave:

Cartografias, Estudos em Psicologia, Prostituição Feminina Adulta.

Resumo

Nesta pesquisa, buscamos discutir o conceito foucaultiano de heterotopia e sua relação com a prostituição feminina adulta em um município do interior do Estado de Mato Grosso do Sul - MS. Recorremos à abordagem qualitativa de pesquisa em Psicologia e aos aportes teóricos de Michel Foucault e dos Estudos Culturais. A cartografia nos auxiliou nas atividades de campo e na realização de entrevistas de longa duração com diferentes mulheres que atuavam em distintas espacialidades da prostituição da cidade, como bares, casas e ruas. Os resultados apontam a necessidade de novos estudos a serem concretizados pela Psicologia sobre a prostituição de mulheres adultas em pequenos centros urbanos e em cidades do interior do país.

Biografia do Autor

Luciana Codognoto da Silva, Pós-Doutoranda em Psicologia - UNESP/Assis. Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP/Assis. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPNA.

Realizando Pós-Doutorado em Psicologia - UNESP/Assis,. Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP/Assis. Mestre em História pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPNA.

José Sterza Justo, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Assis.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Psicologia Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Livre-Docência em Psicologia do Desenvolvimento pela UNESP-Campus de Assis. É professor Livre-Docente do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP-Campus de Assis).

Wiliam Siqueira Peres, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Assis.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pós Doutorado em Psicologia e Estudos de Gênero pela Universidade de Buenos Aires. Atualmente é professor de graduaçao e pós-graduaçao (mestrado e doutorado) em Psicologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis/SP.

Downloads

Publicado

2018-08-23

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos