Relações de Gênero e Produção de Cerâmica na Comunidade Quilombola da Olaria, em Irará-Bahia / Gender Relations and Pottery in the Quilombola Community of Olaria, in Irará-Bahia. DOI: 10.5212/Rlagg.v.1.i1.134147

Autores

  • Jucélia Bispo dos Santos

Palavras-chave:

Mulheres, Cerâmica, Trabalho, Tradição.

Resumo

A tradição de fazer objetos de cerâmica é uma prática desenvolvida entre famílias da comunidade quilombola da Olaria, em Irará. Essa técnica é passada de geração a geração como um saber dominado por mulheres. Tanto é assim que é comum encontrar a louceira, a qual aprendeu a fazer utensílios de barro com a mãe,poucas mencionam que aprenderam a arte com alguém de fora da família. Constam-se nesse exemplo, mulheres que aprenderam a modelar o barro com a sogra. Uma vez que a comunidade possui um modelo de família patriarcal, isso contribui para que esse saber que é passado de geração e geração, de mulheres, volte-se para as noras, já que os homens não fazem cerâmica. Nos dias atuais, a fabricação de objetos de cerâmica da comunidade é voltada para a geração de trabalho e renda, centrando o foco nas determinações de sua existência social como produção, distribuição e comercialização.

Biografia do Autor

Jucélia Bispo dos Santos

Mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia, professora de História do Ensino Médio da rede estadual da Bahia, e professora das disciplinas de Teorias Sociológicas I e II da Faculdade Nobre de Feira de Santana.

Downloads

Publicado

2010-03-12

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos