Sexualidade e Inclusão no Espaço Escolar: Um Debate com Base na Perspectiva Omnilética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.9.i1.0003

Palavras-chave:

sexualidade, inclusão/exclusão, escola

Resumo

Problematizamos, neste artigo, inclusão como um processo, assim como a relação dialética dos termos inclusão/exclusão. Neste sentido, categorias como gênero, sexualidade, deficiência, classe, raça, geração, entre outros marcadores sociais da diferença, mostram-se suscetíveis a processos de inclusão/exclusão em variados âmbitos de nossa sociedade, em particular no escolar. Através de pesquisa do tipo etnográfica, realizada em uma escola pública no estado do RJ, focalizamos a categoria sexualidade, buscando compreender como a mesma se fazia presente e era reconhecida neste espaço. Constatamos que a sexualidade, no contexto da pesquisa, se mostrou dentro de um paradoxo, pois convergências e divergências se fizeram presentes nas formas em que os sujeitos no contexto da escola investigada mostravam-se diante de tais questões.

Biografia do Autor

Leandro Teofilo de Brito, Colégio Pedro II

Doutor em Educação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Docente EBTT do Colégio Pedro II

Mônica Pereira dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

2018-08-23

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos