Transição Demográfica no Brasil e Planejamento da Parentalidade no Contexto da Bioética

Autores

  • Mário Antônio Sanches PUCPR
  • Cleusa Regina Ferreira da Luz TECPUC
  • Daiane Priscila Simão-Silva PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.8.i1.0010

Palavras-chave:

Transição Demográfica, Parentalidade, Fecundidade, Estrutura Etária.

Resumo

O presente estudo objetiva analisar a terceira fase da transição demográfica no Brasil nas últimas décadas, por meio de resultados obtidos em pesquisa de campo realizada em Curitiba e Jacarezinho, no estado do Paraná. Os resultados obtidos confirmam os últimos censos, onde os indicadores demográficos utilizados apontam que a terceira fase da transição demográfica no Brasil foi percebida nas comunidades estudadas acompanhadas, também, de uma mudança do perfil socioeconômico da população, com destaque à mudança do papel da mulher. A problemática aqui apresentada justifica-se no campo da bioética por se entender que caracterizar a transição demográfica pode ajudar a pensar a estratégia de saúde da família e, mais especificamente, o planejamento familiar no país.

Biografia do Autor

Mário Antônio Sanches, PUCPR

Doutor em Teologia, com pós-doutorado em Bioética pela Pontifícia Universidade de Comillas (Madrid). Professor titular da PUCPR, onde coordena o Programa de Pós-graduação em Bioética.

Cleusa Regina Ferreira da Luz, TECPUC

Mestre em Bioética pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Docente no TECPUC Integrado.

Daiane Priscila Simão-Silva, PUCPR

Doutora em Genética pela Universidade Federal do Paraná – UFPR ,  pós-doutoranda em Bioética – com bolsa CAPES - no Programa de Pós-graduação em bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Downloads

Publicado

2017-07-22

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos