Estudo das Disciplinas sobre Gênero e Sexualidade na Formação Inicial de Professores e Professoras de Geografia

Autores

  • Ruan Pinheiro do Nascimento Faria Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.8.i2.0012

Palavras-chave:

Geografia, Gênero, Sexualidade, Espaço Escolar, Formação Inicial

Resumo

Em meio as atuais discussões políticas a respeito da educação e do currículo, é que promovemos no âmbito do curso de formação inicial em Geografia, o debate sobre a diversidade sexual, sobretudo, a não-heterossexual, presente entre estudantes, docentes e funcionários do espaço escolar. O objetivo da pesquisa é investigar a presença de disciplinas no currículo de Geografia que abordam temas de gênero e sexualidade. Com recorte ao espaço escolar, observamos que as relações de poder da heteronormatividade são, sem questionamentos, institucionalizadas na prática escolar diária. Sendo percebidos pelos movimentos sociais, os estudos de gênero e sexualidade estiveram no cerne de discussões sobre a educação brasileira, incluindo a Geografia para reconhecimento e inserção da temática em suas abordagens.

Biografia do Autor

Ruan Pinheiro do Nascimento Faria, Universidade Federal de Goiás

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, Licenciado em Geografia pela mesma intituição no ano de 2015. Desenvolvo pesquisas a partir das relações da sexualidade, gênero e corpo por meio da análise do espaço escolar, e dos outros espaços a qual este faz se correlações pelas práticas exercidas de atração e repulsão, discriminação e integração, preconceito e respeito.

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Publicado

2018-01-18

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos