Marcas do HIV/AIDS em Corpos Jovens: Rupturas e Ressignificações no Espaço Urbano

Autores

  • Mateus Fachin Pedroso Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista
  • Raul Borges Guimarães Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.8.i2.0002

Palavras-chave:

Espaço, Corpo Jovem, HIV/AIDS, Geografia da Saúde

Resumo

O HIV/AIDS é uma das doenças que mais tem afetado a população mundial, são 36,7 milhões de pessoas vivendo com HIV. Ainda que tenha ocorrido avanços na vigilância da doença, em países como o Brasil, há um recrudescimento do HIV/AIDS na camada jovem da população. Tendo esse quadro epidemiológico como referência, temos desenvolvido projeto de pesquisa desde 2015, com o objetivo de compreender as espacialidades dos jovens que vivem com HIV/AIDS, em Presidente Prudente, através da relação corpo e espaço urbano interpretado pelas falas dos próprios sujeitos. Para isso, realizamos entrevistas com jovens que se mostraram dispostos a compartilhar suas histórias e vivências, para que, assim, pudéssemos interpretar os contextos geográficos vivenciados por eles. Tais considerações nos possibilitaram a compreensão do espaço urbano sob um olhar diferenciado, proporcionando outras discussões em relação aos corpos, ao gênero, ao tempo, às práticas espaciais, assim como experiências e ações dos jovens vivendo com HIV/AIDS.

Biografia do Autor

Mateus Fachin Pedroso, Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista

Graduando em Geografia pela FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente, bolsista de iniciação científica da FAPESP

Graduando em Geografia (Licenciatura/Bacharel) pela Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT) - UNESP - Presidente Prudente - SP, desde 2013.Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, Geografia da Saúde e em Pesquisa qualitativa. Tem interesse nas seguintes áreas: Epidemiologia, Geografia da Saúde, Saúde Publica, Saúde Coletiva e Promoção da Saúde. Atualmente é bolsista de iniciação científica pelo órgão de fomento FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), atuante no Observatório de Geografia da Saúde e membro do BIOGEOS - Laboratório de Biogeografia e Geografia da Saúde.

Raul Borges Guimarães, Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista

Professor de Geografia na FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente, bolsista produtividade do CNPq e pesquisador principal de projeto temático da FAPESP

Possui graduação em Geografia - Licenciatura e Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), mestrado em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP (1994), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela mesma faculdade em 2000 e livre docência pela Faculdade de Saúde Pública da USP em 2008. Desenvolveu dois programas de pós-doutorado: em 2001, no Laboratório de Planejamento Urbano e Cidades Saudáveis da Universidade do Oeste da Inglaterra (UWE), em Bristol (Reino Unido); em 2009, no Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente. Coordena o Laboratório de Biogeografia e Geografia da Saúde (Centro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde - CETAS). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia da Saúde, atuando também nos seguintes temas: geografia regional e urbana, política pública e cartografia temática.

Downloads

Publicado

2018-01-18

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos