Gênero e Empoderamento: Um Estudo sobre Mulheres Gerentes nas Universidades

Autores

  • Rafaella Cristina Campos Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras - PPGA/UFLA. Professora Efetiva da Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON.
  • Késia Aparecida Teixeira Silva Professora Efetiva da Pontifícia Universidade Católica, subsede de Arcos/MG - PUC Minas. Doutoranda em Administração do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Lavras - PPGA/UFLA.
  • Adílio Renê Almeida Miranda Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras - PPGA/UFLA, professor efetivo da UNIFAL.
  • Mônica Carvalho Alves Cappelle Professora Associada na Universidade Federal de Lavras - UFLA.

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.8.i2.0005

Palavras-chave:

Gênero, Empoderamento, Mulheres

Resumo

Neste artigo, objetiva-se identificar nas vivências e relatos, as questões de poder/empoderamento das mulheres gerentes e descrever possíveis relações de empoderamento exercidas em detrimento das relações de gênero. A presença da figura feminina em cargos de gerência é um fenômeno atual e que demanda um equilíbrio entre as relações de gênero dentro e fora do ambiente de trabalho. Optou-se pela pesquisa qualitativa, com entrevista de profundidade com uma amostra total de 10 (dez) mulheres em cargos de alta gerência em Universidades mineiras. Com este artigo foi possível identificar que o fenômeno ‘teto de vidro’/firewall, ocorre permeado de dominação masculina.

Biografia do Autor

Rafaella Cristina Campos, Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras - PPGA/UFLA. Professora Efetiva da Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON.

Professora de Educação Superior na FAGAMMON desde agosto de 2014 até o presente momento; Professora de Cursos Livres e Ensino Técnico nas áreas de trabalho e relações interpessoais no SENAC/MG unidade Lavras, desde setembro de 2015 até presente momento; Doutoranda pela Universidade Federal de Lavras - UFLA no Departamento de Administração e Economia (DAE) com Ênfase na Linha 2: Organizações, Gestão e Sociedade com formação completa prevista para dezembro/2018. Mestre pela Universidade Federal de Lavras - UFLA no Departamento de Administração e Economia (DAE) com Ênfase na Linha 2: Organizações, Gestão e Sociedade com formação completa em fevereiro/2014; Psicóloga Bacharel pelo Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS com formação completa em dezembro/2011; Micro Empreendedora Consultora em Gestão de Pessoas e Orientação de Carreira e Profissional desde janeiro de 2012 até presente momento; Psicóloga Educacional na área de Orientação Profissional e Vocacional no Instituto Presbiteriano Gammon de março de 2016 até presente momento; Atuante no Núcleo de Pesquisa em Organização, Gestão e Sociedade, no departamento de administração e economia da Universidade Federal de Lavras (NEORGS/DAE/UFLA) Coordenado pela Professora Dr. Mônica Cappelle desde janeiro de 2012 até presente momento; Atuante no Grupo de Estudos de Filosofia da Psicanálise coordenado pela professora Dr.ª Léa Silveira, do departamento de ciências humanas da Universidade Federal de Lavras (DCH/UFLA) desde julho de 2015 até presente momento; Fundadora e Coordenado do Grupo de Extensão Sobre Trabalho, Organizações e Relações Humanas (GESTORH) em exercício na Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON, desde fevereiro de 2016 até presente momento; Pesquisadora na área de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas com Ênfase em Carreira e Construção de Carreira. CONTATOS: (35)9-8898-4583; rafaella_ccampos@hotmail.com

Késia Aparecida Teixeira Silva, Professora Efetiva da Pontifícia Universidade Católica, subsede de Arcos/MG - PUC Minas. Doutoranda em Administração do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Lavras - PPGA/UFLA.

Doutoranda em Administração e Mestre pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), na linha de pesquisa de Organizações Gestão e Sociedade. Possui Especialização em Gestão de Pessoas e graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em Arcos - MG. Membro do grupo de pesquisa NEORG (Núcleo de Estudos em Organizações Gestão e Sociedade) na UFLA. Professora e Coordenadora de Pesquisa no Curso de Administração da PUC Minas Arcos. Os temas de interesse em pesquisas são: sentido do trabalho, representações sociais, estudos de gênero, relações de trabalho, e subjetividade nas organizações.

Adílio Renê Almeida Miranda, Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras - PPGA/UFLA, professor efetivo da UNIFAL.

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras, na área de Organizações, Sociedade e Gestão. Mestre e graduado em Administração pela mesma Universidade. Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas - Campus Varginha. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, Recursos Humanos e Administração Pública. Possui experiência de pesquisa nos seguintes temas: Cultura e identidade, Relações de poder, Diversidade e gênero, Relações raciais, Simbolismo organizacional, Cultura brasileira e Administração Pública, Políticas Públicas.

Mônica Carvalho Alves Cappelle, Professora Associada na Universidade Federal de Lavras - UFLA.

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras- UFLA (1999), possui Mestrado em Administração por essa mesma Universidade (2002) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2006). Tem experiência na área de Administração com ênfase em Estudos Organizacionais, Metodologia de Pesquisa e Gestão de Pessoas atuando principalmente nos seguintes temas: relações de trabalho, relações de gênero, subjetividade, identidade, cultura, relações de poder e poder disciplinar. Atualmente é professora associada do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras e pesquisadora líder do grupo de pesquisa NEORGS- Núcleo de Estudos em Organizações, Gestão e Sociedade. É também membro da Câmara de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) desde 2012 na qual esteve como coordenadora nos anos 2013 e 2014. É líder do tema Gênero e Diversidade da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), área de Estudos Organizacionais há quatro mandatos e bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), nível PQ-2.

Downloads

Publicado

2018-01-18

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos