A dinâmica locacional do município de Toledo no oeste paranaense - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.17i1.091100

Autores

  • Jandir Ferrera de Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOSTE
  • Paulo de Cezaro Eberhardt UEPG
  • Augusto Luiz Heck

Palavras-chave:

Desenvolvimento regional. Economia regional. Economia urbana. Desenvolvimento urbano. Economia paranaense.

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar o perfi locacional da economia do Município de Toledo, e comparar esse padrão com o conjunto dos demais municípios que englobam a economia regional, fazendo especifi cações para Cascavel e Foz do Iguaçu, que são as duas maiores economias urbanas da Região Oeste do Paraná. Para mensurar as mudanças na estrutura produtiva, foram utilizados os indicadores de análise regional. Os resultados mostraram que os principais municípios da Região Oeste paranaense (Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu), se desenvolveram nos setores secundário e terciário da economia, ou seja, em setores basicamente urbanos. Em direção posta, os demais municípios da Região mostraram uma especialização maior em torno das atividades agropecuárias. Isso resulta em maior concentração econômica e populacional de Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu.

Downloads

Publicado

2010-09-02

Como Citar

DE LIMA, J. F.; EBERHARDT, P. de C.; HECK, A. L. A dinâmica locacional do município de Toledo no oeste paranaense - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.17i1.091100. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 17, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2874. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos