FLUXOS IDENTITÁRIOS A PARTIR DO REFERENCIAL LINGUÍSTICO E INTERFACES CULTURAIS: UM ESTUDO SOBRE TRANSFORMAÇÕES E DESLOCAMENTOS CULTURAIS ENTRE DESCENDENTES DE ALEMÃES EM JOINVILLE-SC. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.21i1.0008.

Autores

  • Jailson Estevão dos Santos UNIVILLE
  • Taiza Mara Rauen Moraes UNIVILLE

Palavras-chave:

identidade, cultura, referencial linguístico

Resumo

No presente artigo, os focos de análise são referenciais linguísticos associados a fluxos identitários que motivaram transformações, deslocamentos e criação de mitos entre descendentes de alemães em Joinville-SC. O período investigado é o do “Estado Novo”, atrelado à campanha de nacionalização do governo Getúlio Vargas. Momento de transformações políticas e sociais que culmina na proibição do uso da língua alemã no Brasil, amplamente falada em Joinville/SC, repercutindo em mudanças identitárias pelo sufocamento linguístico e cultural.

Biografia do Autor

Jailson Estevão dos Santos, UNIVILLE

Formação: Bel. em Teologia; Lic em Letras/Vernáculo; Esp. em Educação; Mestrando em Patrimônio Cultural e Sociedade pela UNIVILLE.

Taiza Mara Rauen Moraes, UNIVILLE

Doutora em Teoria Literária pelas UFSC; profª do curso de Letras, da pós-graduação Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedadena da UNIVILLE, coord. do PROLER; coord do grupo de Pesquisa Imbricamentos de linguagens.

Downloads

Publicado

2013-08-15

Como Citar

DOS SANTOS, J. E.; MORAES, T. M. R. FLUXOS IDENTITÁRIOS A PARTIR DO REFERENCIAL LINGUÍSTICO E INTERFACES CULTURAIS: UM ESTUDO SOBRE TRANSFORMAÇÕES E DESLOCAMENTOS CULTURAIS ENTRE DESCENDENTES DE ALEMÃES EM JOINVILLE-SC. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.21i1.0008. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 99–110, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/4880. Acesso em: 23 abr. 2024.