DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E CONDIÇÕES DE VIDA: A FORÇA DE UMA IDEIA E UMA IDEIA FORÇA NA OBRA DE ROBERTO SIMONSEN. Doi:10.5212/PublicatioCi.Soc.v.21i2.0003

Autores

  • Moacir Freitas Junior UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Palavras-chave:

Desenvolvimento, pobreza e condições de vida, industrialização

Resumo

O intento deste artigo é investigar a contribuição de Roberto Simonsen para o conhecimento e a melhora das condições de vida dos trabalhadores no Brasil. Nossa hipótese é a de que o intelectual contribuiu de maneira fundamental para que o tema das condições de vida dos trabalhadores, especialmente dos operários, fosse inserido em uma agenda mais ampla, a do nacional-desenvolvimentismo, para a qual também contribuiu de maneira significativa, conforme debateremos ao longo deste trabalho, sendo o tema o centro de suas teorias, o cerne, o alicerce do qual partiu para erguer o corolário de ideias sobre o Brasil e o mundo que o consagraram como um grande pensador no Brasil.

Biografia do Autor

Moacir Freitas Junior, UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Mestre em Sociologia e Doutorando em Ciências Sociais, é Professor Substituto do Depto de Administração Pública da UNESP de Araraquara e Coordenador Administrativo da Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara. Suas áreas de atuação são o Pensamento Social Brasileiro, Estado e Governo e Administração Pública no Brasil.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

FREITAS JUNIOR, M. DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E CONDIÇÕES DE VIDA: A FORÇA DE UMA IDEIA E UMA IDEIA FORÇA NA OBRA DE ROBERTO SIMONSEN. Doi:10.5212/PublicatioCi.Soc.v.21i2.0003. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 161–172, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/5264. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Condição de Pobreza e Estratégias de Desenvolvimento