É DIFÍCIL SER HOMEM: A (DES)CONSTRUÇÃO VISUAL DA MASCULINIDADE HEGEMÔNICA NO FILME BRUNO

Autores

  • João Paulo Baliscei Universidade Estadual de Maringá
  • Vinícius Vinícius Stein Universidade Estadual de Maringá

Resumo

As imagens e conteúdos midiáticos estabelecem distinção entre aquilo que é exclusivo para homens e aquilo que é adequado para as mulheres, desconsiderando outras combinações. O objetivo deste artigo é problematizar as representações de gêneros, com ênfase na masculinidade, e destacar a necessidade de propiciar discussões sobre gêneros no espaço escolar. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica a partir dos Estudos Culturais e analisamos o Filme Bruno (2000), que apresenta a história de um menino de oito anos que, por preferir trajar vestido, não se encaixa nos padrões de masculinidade aceitos socialmente. Observamos que o filme retrata a discriminação daqueles/as que se desviam do hegemônico, assim como o despreparo pedagógico para reflexões de gêneros. 

Biografia do Autor

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009); especialização em Arte-Educação (2010) e Educação Especial (2011) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; e Mestrado em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da referida instituição. É membro do GEPAC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura - e desenvolve pesquisas sobre Pedagogias Culturais, Cultura Visual, Ensino de Arte e Multiculturalismo.

Vinícius Vinícius Stein, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Arte-Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2011). Especialista em Educação Especial pelo Instituto de Estudos Avançados em Pós Graduação (2012). Especialista em Teoria Histórico-Cultural pelo departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (2014). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2014). Integra o Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil - GEEI. É professor da Universidade Estadual de Maringá e do Instituto Federal de Educação do Paraná - Campus Paranavaí. Pesquisa sobre ensino de Arte, Educação Estética e Educação Infantil.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-08-15

Como Citar

BALISCEI, J. P.; STEIN, V. V. É DIFÍCIL SER HOMEM: A (DES)CONSTRUÇÃO VISUAL DA MASCULINIDADE HEGEMÔNICA NO FILME BRUNO. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 24, n. 1, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/8256. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos